Cuiabá, terça-feira, 14/01/2025
03:20:02
Dólar: 6,09
Euro: 6,25
informe o texto

Notícias / Política

07/12/2024 às 10:30

APURAÇÃO DOS VOTOS

Medeiros acredita que projeto de apuração publica dos votos seja apreciado na CCJ na semana que vem

Para o deputado, a proposta pode pacificar o país e tornar as eleições mais confiáveis

Paulo Henrique Fanaia

Medeiros acredita que projeto de apuração publica dos votos seja apreciado na CCJ na semana que vem

Foto: Reprodução

O deputado federal, José Medeiros (PL) comemorou o sucesso da audiência pública realizada em Brasília para debater o Projeto de Lei nº1.169/2015 que estabelece a recontagem física dos votos nas eleições brasileiras. Medeiros acredita que a proposta seja aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Câmara dos Deputados já na semana que vem.
 
“Conseguimos fazer uma audiência pública sobre a contagem pública de votos e conseguimos que viesse o ministro do STF, do TSE aqui na Câmara. Agora vamos pro voto. Há uma chance muito grande do projeto ser aprovado na próxima semana, isso é importante porque o tempo é contra a gente. Temos que passar na CCJ, ir para o plenário e numa negociação com os partidos, porque não tínhamos voto pra aprovar, numa negociação com os partidos de centro nós conseguimos votos do MDB, do União Brasil e do Republicanos”, disse Medeiros em um vídeo postado nas fedes sociais.
 
De aiutopria do deputado federal Carlos Henrique Gaguim (União-TO), o projeto de lei 1.169/2015, estabelece novas normas para as eleições. Entre essas regras estaria a recontagem física dos votos nos pleitos para cargos eletivos federais, estaduais, distritais ou municipais. A essa proposição estão apensados outros projetos que também tratam do tema da contagem de votos verificáveis pela população.
 
Para Meeiros, essa proposta tem o poder de trazer uma pacificação para o Brasil e o para isso ele usa como exemplo a manifestação dos eleitores insatisfeitos com o resultado das eleições presidenciais de 2022 que resultou nos protestos do dia 8 de janeiro de 2023.
 
“Se naquele momento, em 2022, tivéssemos as urnas sendo aferidas, os votos sendo contados de forma publica, não teríamos brasileiro presos, não teríamos tanta perseguição nesse momento. Não tenho dúvida de que é um passo importante para a modernização do processo eleitoral, já com compromisso do TSE de que não vai haverá interferência. Isso é importante para pacificar o país. É muito importante que nosso sistema eleitoral, além de rápido e eficiente, ele seja confiável”, afirma Medeiros.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet