Mais de 9,5 mil imóveis de Cuiabá passaram a contar com infraestrutura para a coleta de esgoto em 2024. No mesmo período, a expansão da rede de água chegou a mais 8 mil residências da cidade. As informações foram prestadas pela concessionária de saneamente da Capital, a Águas Cuiabá, que divulgou um balanço de ações nesta terça-feira (10).
Desde 2017, primeiro ano sob a gestão Iguá, foram implantados 107 quilômetros de novas redes de água e outros 510 quilômetros de tubulações de coleta de esgoto. Para se ter uma ideia dessa dimensão, praticamente equivale à distância entre Cuiabá e Barra do Garças, na divisa com Goiás, ou a uma viagem de ida e volta à cidade de Lucas do Rio Verde (242 km de Cuiabá), por exemplo.
Toda essa infraestrutura urbana abre caminho para números impactantes. Somente em 2024, foram captados 98 bilhões de litros de água bruta dos rios Cuiabá e Coxipó para o atendimento à população de todas as áreas regularizadas da capital. O volume de esgoto tratado foi de 18 milhões de metros cúbicos, o que corresponde a 7,2 mil piscinas olímpicas.
Qualidade
Assegurando a qualidade nos processos de tratamento, balanço da Águas Cuiabá também aponta a realização de 729 mil análises dentro das estações de tratamento de água (ETAs) e 73 mil análises nas estações de esgoto (ETEs).
“Todos esses indicadores revelam a grandiosidade do saneamento cuiabano. Estamos falando de um serviço essencial, extremamente dinâmico, com uma estrutura de pessoas e equipamentos atuando 24 horas por dia pela comunidade. Isso nos desafia e nos honra, a todo time Águas Cuiabá”, destaca o diretor-geral da concessionária, Leonardo Menna Barreto.
A incorporação de novas tecnologias no saneamento em Cuiabá foi um dos pilares para os resultados alcançados em 2024, observa a diretora operacional da Águas Cuiabá, Julie Campbell. Entre outras mostras de inovação, robôs com equipamento de vídeo vêm auxiliando equipes na inspeção de redes, o que agrega mais eficiência e reduz riscos à saúde de trabalhadores.
Perspectivas e desafios
Um dos projetos prioritários para 2025 é o lançamento da construção da ETE Sul e a implantação de outras seis estações de tratamento de esgoto compactas. O objetivo é ampliar a estrutura sanitária disponível, paralelamente a um apelo importante à população: a necessária conexão de imóveis à rede de esgoto.
Em 2024, esse alerta foi fortalecido com o programa Interligue Já, numa união entre Poder Judiciário, Ministério Público, Município de Cuiabá, Agência Reguladora e Águas Cuiabá. O desafio conjunto é impulsionar a conexão de famílias cuiabanas à rede de esgoto, passo essencial para que a sustentabilidade avance na região.
Da assessoria