Um trio de criminosos, moradores do município de Rondonópolis (a 219 km de Cuiabá), foi preso suspeito de roubar caminhonetes em Dourados, Mato Grosso do Sul, neste sábado (14).
Os criminosos foram presos em uma ação conjunta dos policiais civis do Setor de Investigações Gerais (SIG) de Dourados, Departamento de Operações de Fronteira (DOF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Conforme noticiou nas redes sociais o jornalista Sidnei Bronka Lemos, os indivíduos são ligados a uma facção criminosa.
A investigação foi iniciada na quinta-feira (12), quando a equipe do SIG recebeu informações sobre um furto no município de Dourados. Após diligências iniciais, constatou-se que a quadrilha utilizava um veículo modelo Voyage de cor preta, identificado nas proximidades dos locais de furto. O automóvel possuía histórico de envolvimento em crimes similares nos municípios sul-mato-grossenses de Campo Grande e Ponta Porã, evidenciando a organização do grupo.
Com o apoio da inteligência da PRF, foi possível identificar que o veículo Voyage de cor preta esteve envolvido em deslocamentos suspeitos, incluindo trajetos entre municípios de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, corroborando a organização e o planejamento da quadrilha.
Na madrugada de sábado, os suspeitos foram monitorados enquanto tentavam subtrair uma caminhonete no bairro Parque Alvorada, em Dourados. Após perseguição, que se estendeu até uma área rural, dois autores, que tentaram fugir pela vegetação, foram localizados e detidos com apoio de um helicóptero do DOF.
Entre os presos está um foragido da Justiça com mandado de prisão em aberto por roubo.
Durante a abordagem, foram apreendidos diversos objetos utilizados para furtos de veículos, incluindo equipamentos de rastreamento, ferramentas especializadas e aparelhos de comunicação. Além disso, foi recuperada a caminhonete furtada, devolvida à vítima.
A investigação revelou que a quadrilha contava com o apoio logístico de outros veículos, utilizados para monitoramento e transporte dos equipamentos. Testemunhas relataram que o grupo empregava métodos sofisticados para violar sistemas de segurança dos veículos, indicando um alto grau de organização criminosa.
A Polícia Civil reitera seu compromisso no combate ao crime organizado, destacando o trabalho integrado das equipes e a celeridade nas investigações. As diligências continuam, a fim de identificar outros envolvidos e esclarecer a amplitude das ações do grupo.
Com assessoria da Polícia Civil de MS e site Ponta Pora News