A partir de janeiro do próximo ano, os deputados estaduais integrantes da Mesa Diretora e membros de Comissões Permanentes na Assembleia Legislativa terão um plus em seus rendimentos. Isso, porque foi aprovado na última sessão plenária de 2024, realizada nesta quarta-feira (18), um projeto de lei que garante esse benefício aos parlamentares.
O valor pago será o equivalente a 50% do salário dos parlamentares, ou seja, R$ 16,5 mil. A nova verba é de natureza indenizatória e, conforme justificativa do projeto, visa auxiliar os deputados que ocupam espaços estratégicos na Casa de Leis.
Além dos membros da Mesa Diretora e dos componentes das Comissões Permanentes, ainda terão direito ao benefício o líder do governo e líder de blocos partidárias.
O deputado estadual Julio Campos (União) afirma que essa propositura apenas coloca em situação de igualdade a Assembleia Legislativa do Estado a outras Casas do país. Isso, porque segundo ele, Mato Grosso era o único estado que ainda não oferecia essa verba aos deputados.
“A Câmara Municipal e as Assembleia de todos os estados já dão um delta x para os presidentes de comissões e membros da Mesa Diretora a nossa assembleia não tinha isso. A única Assembleia que não tinha esse benefício era a de Mato Grosso. Então, nos enquadramos a Assembleia", explicou.