Cuiabá, segunda-feira, 23/06/2025
02:34:09
Dólar: 5,51
Euro: 6,34
informe o texto

Notícias / Geral

06/01/2025 às 17:48

EM PSICOLOGIA

UFMT abre seleção para graduação voltada aos beneficiários de programa da reforma agrária

Edital já está na 'praça' desde o último dia 20; confira

Leiagora

UFMT abre seleção para graduação voltada aos beneficiários de programa da reforma agrária

Foto: Assessoria


A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio do Departamento de Psicologia do Instituto de Educação, publicou no último dia 20 o edital para seleção de candidatos(as) à turma especial de graduação em Psicologia destinada, exclusivamente, aos beneficiários(as) do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA), no âmbito do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). Com 60 vagas disponíveis, o curso é pioneiro no país e conta com recursos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).

O curso adotará a pedagogia de alternância como orientação teórico-metodológica, uma abordagem que alterna momentos de estudos acadêmicos e práticas nos territórios dos estudantes, promovendo a integração entre teoria e vivência.

O objetivo do programa é formar profissionais psicólogos(as) capacitados(as) para atuar com as demandas do campo a partir de uma perspectiva  psicossocial de saúde mental. A iniciativa também busca fortalecer os assentamentos do programa de reforma agrária e consolidar o papel da UFMT no desenvolvimento regional e nacional.

Primeiro curso de Psicologia/PRONERA no país 

A oferta desse curso reforça a missão da UFMT de contribuir com o desenvolvimento da população do campo, sendo a primeira universidade a oferecer um curso de Psicologia vinculado ao PRONERA, o que demonstra seu compromisso com a formação de profissionais alinhados às demandas sociais e regionais. A formação de profissionais da psicologia voltados para demandas específicas do campo é um importante instrumento de garantia de direitos, já que dá visibilidade aos aspectos psíquicos desenvolvidos num contexto de vida e trabalho que estão invisibilizados.

Inscrições

Os Interessados devem atender aos critérios de elegibilidade estabelecidos no edital que inclui a condição de beneficiário(a) do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA). As inscrições estarão abertas até o dia 24 de janeiro e o processo seletivo contará com etapas que incluem análise documental e prova. O edital completo está disponível no site oficial da UFMT.

A previsão é que as aulas tenham início em fevereiro de 2025, no campus de Cuiabá, com aulas presenciais; e atividades de pesquisa e extensão realizadas nos assentamentos dos estudantes selecionados.

Com essa iniciativa, a UFMT reafirma seu compromisso com a educação inclusiva, socialmente referenciada e com a formação de profissionais aptos a promover o desenvolvimento humano e social nas regiões do campo brasileiro.

 
Com assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet