Cuiabá, segunda-feira, 10/02/2025
03:21:45
Dólar: 5,81
Euro: 5,99
informe o texto

Notícias / Geral

08/01/2025 às 11:05

BALANÇA DESEQUILIBRADA

Abilio promete igualar condições entre médicos e enfermeiros que atuam no município

Segundo o prefeito, os médicos são privilegiados em relação aos enfermeiros, que podem perder benefícios ao apresentarem atestados médicos, uma penalidade que, de acordo com ele, não é aplicada aos médicos

Vanessa Araujo

Abilio promete igualar condições entre médicos e enfermeiros que atuam no município

Foto: Vanessa Araujo/Leiagora

O prefeito Abilio Brunini (PL) declarou que tem a intenção de igualar as condições de trabalho entre médicos e enfermeiros. De acordo com o gestor, os enfermeiros enfrentam desigualdades em situações como a apresentação de atestados médicos, uma regra que, segundo ele, não é aplicada da mesma forma aos médicos.

“Se um enfermeiro apresenta um atestado, ele perde o prêmio de saúde. Se o médico apresenta um atestado, não acontece nada com ele. Nada. Então nós vamos ter a regra igual, de produtividade, de atendimento, de serviço. Todos os profissionais da saúde terão o mesmo tratamento. Aquilo que for correto será feito para todos os profissionais, sem exclusão”, declarou Abilio. 

Segundo Abilio, muitas vezes o enfermeiro que trabalha nos Programa Saúde da Família (PSF) ou Unidade Básica de Atendimento (UBS) querem atender os pacientes que buscam atendimento no local. No entanto, segundo ele, atendimentos acabam sendo barrados por determinação dos médicos. 

“Muitas das vezes o enfermeiro, o técnico de enfermagem quer atender no posto de saúde, só que às vezes o profissional médico que está lá recusa o atendimento”, disse. 

Com a nova portaria publicada pela gestão municipal, os atendimentos básicos passarão a ser realizados diretamente nas UBS e PSF, visando reduzir a sobrecarga nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Em diálogo com médicos que atuam em UPAs e grandes hospitais, a opinião entre os profissionais tem sido unânime: a realização de atendimentos básicos nas UBS e PSF deverão aliviar a sobrecarga no sistema de Saúde da Capital, de acordo com o prefeito. 

“E nós estamos conversando com os médicos das UPAs, falando com os médicos do HMC, falando com os médicos dos hospitais e os médicos que estão falando: se as unidades básicas de saúde atendessem nossa situação seria muito melhor. Então, nós vamos colocar para atender”, concluiu. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet