Para acomodar três novos parlamentares a partir de 2027, a Assembleia Legislativa já está em obra e deverá modificar alguns setores do Parlamento Estadual. O futuro presidente da Casa de Leis, deputado estadual Max Russi (PSB), afirma que setores administrativos do poder Legislativos serão transferidos para um anexo que está sendo construído.
A ideia é liberar salas para transformá-las em gabinetes. “O Botelho já iniciou uma obra, a gente já iniciou junto, eu como primeiro-secretário e ele como presidente, uma obra aqui e o lado. Essa obra está em andamento. E essa obra vai estar preparada para a gente levar a gestão administrativa para esse novo espaço, que é ao lado aqui, e aqui onde estão Primeira Secretaria, finanças, esses outros órgãos administrativos da Casa servirão para gabinetes para os três novos deputados”, detalhou o socialista.
A nova estrutura, segundo ele, ainda não está finalizada. No entanto, o parlamentar garante que estará em funcionamento para a próxima legislatura.
O aumento no número de cadeiras no Legislativo de Mato Grosso de 25 para 27 deputados estaduais se deve ao Censo do IBGE de 2022, que demonstrou um aumento populacional do estado em mais de 22%, quando comparado ao levantamento anterior, realizado no ano de 2010. Atualmente, Mato Grosso possui mais de 3,6 milhões de habitantes.
Além do acréscimo de cadeiras no Legislativo estadual, Mato Grosso também terá um incremento na representação federal. A partir da próxima legislatura, a bancada do estado na Câmara dos Deputados passará de oito para nove parlamentares.
Russi celebrou a novidade, destacando a importância de uma bancada federal mais robusta para captar recursos para o estado. “Um deputado federal a mais é muito bom para Mato Grosso. Precisamos de uma bancada maior para trazer mais recursos e articular melhorias para o nosso estado”, afirmou.