O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (10) que o Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2024 fechou em 4,83%, o que deve influenciar a Revisão Geral Anual (RGA) dos servidores públicos estaduais.
O governador Mauro Mendes (União) anunciou que o projeto de lei da RGA, que será enviado à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) seguirá o índice divulgado pelo IBGE.
“Vamos pagar de acordo com o índice que será divulgado pelo IBGE, como está previsto na lei”, afirmou Mendes.
O projeto deve ser enviado à ALMT na próxima semana e votado ainda neste mês de janeiro. Embora a próxima sessão legislativa esteja marcada apenas para o dia 3 de feveriero, uma sessão extraordinária deve ser convocada pelo presidente Eduardo Botelho (União), para acelerar a deliberação sobre o tema.
Leia mais - AL deve realizar nova extraordinária para apreciar RGA dos servidores
A previsão é que o impacto mensal na folha de pagamento dos servidores, com essa revisão, seja em torno de R$ 75,3 milhões, o que equivale a R$ 849 milhões ao ano.
O IPCA é calculado pelo IBGE desde 1980, se refere às famílias com rendimento monetário de um a 40 salários mínimos, qualquer que seja a fonte, e abrange dez regiões metropolitanas do país, além dos municípios de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís, Aracaju e de Brasília.
Com informações da assessoria