A deputada estadual Janaina Riva (MDB) acredita que a derrota do partido em diversos municípios polos do estado na eleição passada pode beneficiar a agremiação no pleito do próximo ano. Isso, porque os candidatos derrotados podem vir a fortalecer a chapa da sigla tanto para estadual como para federal.
“A gente deixou de ganhar prefeituras importantes, mas foi muito positivo a gente concorrer na maioria das principais cidades do estado de Mato Grosso, como aconteceu. Então, nós tivemos candidatos competitivos em Rondonópolis, nós tivemos candidato competitivo em Sorriso, nós tivemos em Várzea Grande, coisa que há muitos anos não acontecia com o MDB. E quem disputou a eleição em 2024, vai disputar em 2026. São candidatos a federais, candidatos a estaduais”, refletiu a emedebista.
Diante disso, ela acredita que o MDB sai na frente na formação das chapas proporcionais para a próxima eleição. “Então hoje, talvez, de todos os partidos, eu vejo que o MDB é que tem uma chapa mais consolidada de estadual e federal do que todos os outros que estão vivendo em um momento de muita insegurança”, completou.
Em Várzea Grande, o então prefeito Kalil Baracat (MDB) perdeu a reeleição, mas é cotado para estadual. Já em Rondonópolis, o deputado estadual Tiago Silva (MDB) também foi derrotado e deve buscar a reeleição em 2026. Outro derrotado que promete reforçar a chapa para estadual é o empresário Damiani (MDB), que perdeu a eleição e Sorriso.
“Então, o partido tem um quadro, na minha opinião, muito bom para 2026”, finalizo Janaina.