Cuiabá, quarta-feira, 22/01/2025
06:49:17
Dólar: 6,03
Euro: 6,29
informe o texto

Notícias / Geral

10/01/2025 às 17:06

EDITAL NA PRAÇA

Inscrições pelo SISU para 5 mil vagas da UFMT serão de 17 a 21 de janeiro

O resultado da chamada regular será divulgado no dia 26

Leiagora

Inscrições pelo SISU para 5 mil vagas da UFMT serão de 17 a 21 de janeiro

Foto: Reprodução

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) publicou o edital do processo seletivo de ingresso nos cursos de graduação por meio do Sistema Integrado de Seleção Unificada (SISU) 2025. São quase 5 mil vagas ofertadas nos quatro Câmpus, sendo mais da metade para ingresso por cotas. As inscrições para o SISU acontecem entre os dias 17 e 21 de janeiro. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 26.

Para se inscrever no processo seletivo do Sisu 2025, é necessário que o estudante tenha o ensino médio completo, tenha participado da edição de 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tenha zerado a prova de redação, conforme a Portaria MEC nº 391/2002. É vedada a inscrição para quem declarou ter participado do Enem 2024 na condição de treineiro, ou seja, quem participou do exame para fins de autoavaliação antes mesmo de concluir o ensino médio.

Em 2025, a edição do Sisu terá somente uma etapa de inscrição de candidatos para as vagas ofertadas pelas instituições participantes. Com isso, os inscritos podem disputar as vagas ofertadas para o ano inteiro, participando da seleção uma única vez. Todos os estudantes selecionados dentro das vagas disponíveis, tanto na chamada regular como por meio da lista de espera, deverão realizar a matrícula na universidade.

Serão ofertadas vagas para cursos com início previsto das aulas tanto no primeiro como no segundo semestres letivos de 2025. O candidato não poderá escolher em qual semestre vai ingressar, porque isso dependerá de sua classificação no curso pretendido. Na UFMT o primeiro semestre letivo de 2025 inicia em 2 de junho de 2025 e o segundo semestre em 27 de outubro de 2025.

Todos os candidatos inscritos no Sisu serão classificados conforme o seu desempenho no Enem 2024, primeiramente na modalidade de ampla concorrência. Em seguida, é prevista a reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas. O objetivo é beneficiar, sem distorções, os candidatos realmente demandantes de política compensatória para acesso ao ensino superior.

 
Da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet