O prefeito de Cuiabá Abilio Brunini (PL) e o governador Mauro Mendes (União) caminharam lado a lado em vistoria ao Parque das Águas e do Aquário Municipal, na tarde desta sexta-feira (10). Apesar do tempo nublado, o dia marca o fim do período sombrio de oito anos de distanciamento entre o Governo de Mato Grosso e a Prefeitura de Cuiabá. Alinhados, chefes dos Executivos estadual e municipal já planejam parcerias futuras e concordam sobre o ‘atraso’ à capital perpetuado pela última gestão à frente do Palácio Alencastro.
“O grande recado do dia de hoje é as portas abertas. Esse é o grande recado. O grande recado do dia de hoje é o retorno de uma aliança entre o prefeito da Capital e o governador do Estado para o desenvolvimento da nossa cidade”, declarou Brunini em coletiva de imprensa.
Apesar do período de rusgas de campanha ao longo de 2024 e de uma relação meramente profissional entre Mauro e Abilio, em comum os dois partilham do mesmo algoz político: o ex-prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), que nutria aversão pelos dois, sentimento recíproco.
Juntos, conforme Abilio, Mauro e ele conversaram sobre como ‘Cuiabá ficou estagnada' ao longo da gestão emedebista. Visto que, ao longo do mandato de Emanuel, não havia sequer parceria entre município e Estado, rixa que prejudicou a cidade com a perda de convênios e recursos importantes.
Em nova fase de união, o liberal frisou que essa separação entre município e estado ficou no passado. Com isso, colocou-se à disposição de Mendes e revelou expectativa de projetos futuros em ações conjuntas com o Palácio Paiaguás.
“Já falamos sobre vias que queremos ampliar, pavimentação em bairros, obras grandes, importantes, assim como obras micro, como levar o lazer para os bairros. Ele falou do tanto que nós deixamos de ter de convênios no passado por causa que não tinha um prefeito que tinha interesse de criar uma ação colaborativa. Hoje, eu digo para vocês, digo para o governador na frente de todos: governador, o senhor tem um parceiro em Cuiabá”, reforçou o prefeito.
A vistoria vespertina previa passagens por três obras iniciadas ainda na gestão de Mauro Mendes como prefeito de Cuiabá, o governador que, após um mandato, deixou o posto de prefeito em 2017. Apesar do planejamento inicial, a comitiva passou apenas pelo Parque das Águas, na região do bairro Paiaguás e se encerrou no Porto, no Aquário Municipal. A ideia era visitar também o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), mas a chuva atrapalhou os planos.