Cuiabá, segunda-feira, 10/02/2025
03:38:29
Dólar: 5,81
Euro: 5,99
informe o texto

Notícias / Política

16/01/2025 às 17:26

CALMA LÁ

Jayme não descarta levar discussão de candidatura para Brasília: ‘decreta intervenção então amigo’

Acontece que Mauro Mendes nunca escondeu a preferência pela candidatura de Pivetta, mas Jayme lembre que o governador não é dono do União Brasil

Paulo Henrique Fanaia

Jayme não descarta levar discussão de candidatura para Brasília: ‘decreta intervenção então amigo’

Foto: Senado Federal

Quando o assunto é escolher quem será o candidato do União Brasil para disputar as eleições ao governo de Mato Grosso em 2026, o senador Jayme Campos (União) não descarta a possibilidade de levar a discussão até Brasília. Pretenso postulante a chefe do Executivo Estadual, o congressista vê com naturalidade o fato de o governador Mauro Mendes (União) já ter declaro apoio ao atual vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), mas frisa que o gestor não é dono do partido.
 
“A galera fala: ‘O Mauro é dono do União Brasil". Ele é presidente do diretório regional, mas ser dono, aqui somos iguais, você, temos o privilégio de ser senador e governador, mas membros [do partido]. Hoje, o Mauro Mendes tem maioria absoluta no diretório, mas como você vai deixar de apoiar Jayme do União para apoiar outro de outro partido? Decreta intervenção então amigo. Temos direção nacional. O que o partido quer? Quer mais eleitos nos municípios, no estado, mais senador”, disse o senador durante entrevista concedida ao Jornal da Cultura nesta quinta-feira (16).
 
O governador nunca escondeu a intenção de terminar o mandato em 2026 e já emendar com uma eleição ao Senado. Ele também não esconde que tem um acordo com o atual vice-governador, já articula com seus aliados para disputar a vaga que será deixada por Mauro.
 
Em Mato Grosso, Mauro busca arregimentar alianças com o próprio Republicanos, PP, MDB e até mesmo com o Partido Liberal. Em resumo, apoiar Pivetta pode lhe render frutos quando o assunto é apoio para disputar o Senado Federal.
 
Todavia, não é toda a cúpula do União Brasil que apoia essa decisão. Lideranças ligadas ao senador Jayme Campos defendem uma candidatura própria da sigla com o ex-governador encabeçando a chapa. Caso isso não ocorra, Jayme não esconde a possibilidade de abandonar o partido. Mesmo assim, ele acredita que sua tragetória na política vai contar muito.
 
“Não falei com o Mauro ainda, mas vai ter um momento que vamos sentar e conversar e ver qual é o melhor caminho. Ás vezes não tem espaço pra gente lá, o que eu posso fazer? Caço meu rumo, isso é política, mas nunca mudei de partido, de mulher e telefone, tenho história. Essa conversa tem que ter em nome do partido, reunir cúpula. Você não pode fazer um encaminhamento e acreditar que Mauro fez essa declaração que ele apoia o Pivetta e vai levar o partido, o partido tem um mínimo de independência”, disse o senador.
 
Sem tiro errado
 
Histórico na política mato-grossense, Jayme garante que vai analisar muito todas as possibilidades. Ele afirma que não tem uma pesquisa apurada para saber qual a melhor disposta para 2026, senador ou governador, tudo isso será decidido em tempo e analisando o desejo dos eleitores. Todavia, ele não esconde o desejo de entrar para ganhar.
 
A única coisa que ele não vai aceitar é ser descartado pelo partido.
 
“O Mauro dar declaração é direito dele, se quer apoiar Pivetta, 10, não tenho nada contra. Cheguei numa altura do campeonato que quero ser respeitado, mas não aceito ser descartado na base da cotovelada. Eu tô esperando, não tô com o pai na forca, não sou aventureiro em política, tem uns que faz brincando, eu entro pra ganhar, não sou notário porque não tenho idade pra fazer papel de moleque e palhaço”.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet