A Locar Saneamento Ambiental, empresa responsável pela coleta de lixo em Cuiabá e Várzea Grande, respondeu, nesta sexta-feira (17), à notificação recebida da Prefeitura de Cuiabá. A empresa afirmou que novos caminhões compactadores de resíduos sólidos devem ser incorporados à frota em até 180 dias. Cinco desses caminhões estão previstos para chegar na noite desta sexta-feira e iniciar as operações ainda no final de semana, vindo diretamente da fábrica em Goiânia.
Na manhã desta sexta-feira, a Prefeitura de Cuiabá anunciou que está avaliando a possibilidade de rescindir o contrato com a Locar devido à insatisfação com a qualidade da prestação dos serviços. Para evitar a interrupção de um serviço essencial, a administração municipal considera convocar a segunda colocada no processo licitatório como uma solução administrativa.
Mais tarde, a empresa veio a público informar que novos caminhões já foram comprados e estão a caminho. O prazo de entrega foi estipulado pela fábrica. A Locar também comunicou que, atualmente, mais de 96% de sua frota já conta com equipamentos de rastreamento via GPS, um avanço importante para o monitoramento das rotas e a eficiência do serviço.
Conforme a Locar, neste momento, o serviço de coleta é realizado com um total de 33 caminhões, cumprindo 27 caminhões por turno circulando pela cidade nos períodos diurno e noturno. Outra medida citada pela prestadora de serviço foi a implantação da balsa ecológica, que está pronta para operação e será utilizada para recolher resíduos no Rio Cuiabá. De acordo com a Locar, a previsão é de que até o dia 22 de janeiro o equipamento esteja em funcionamento.
A Locar também alertou sobre os impactos da manutenção da interdição de sua base operacional. A empresa destacou que a medida compromete a manutenção de caminhões e a instalação de equipamentos, o que pode gerar prejuízos à continuidade dos serviços. “A continuidade da interdição representa um grave risco sanitário e ambiental, incompatível com o interesse público e os princípios de razoabilidade e proporcionalidade”, ressaltou a empresa.
Sobre esse tema, a Locar já oficializou o pedido de desinterdição. Em ofício enviado na semana passada ao secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, José Afonso Portocarrero, a empresa comprovou possuir licença ambiental vigente emitida pelo órgão competente estadual, além de certificado de regularidade do IBAMA e alvará de funcionamento expedido pelo município.
Por fim, a Locar solicitou a flexibilização de prazos para implementar todas as melhorias previstas no contrato e a intermediação da Prefeitura junto aos órgãos competentes para revogar a interdição administrativa. Apesar dos obstáculos, a empresa reforçou seu compromisso com a população cuiabana e com a prestação de um serviço essencial, conduzido com responsabilidade e atenção às necessidades da cidade.
“A Locar reafirma seu compromisso com a saúde pública e a preservação do bem-estar coletivo. Todas as atividades foram realizadas de forma diligente e em conformidade com os mais altos padrões de eficiência e responsabilidade, evidenciando o compromisso da empresa em atender integralmente às necessidades da população e cumprir rigorosamente suas obrigações legais e contratuais”, assegurou a empresa.
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