Cuiabá, domingo, 16/03/2025
18:36:19
Dólar: 5,75
Euro: 6,25
informe o texto

Notícias / Política

20/01/2025 às 12:06

RECUO AMERICANO

Senadora acredita que Trump vai voltar atrás em seu projeto de aumentar tarifas de importação de produtos brasileiros

Desde que foi eleito, Trump tem dado indícios de que irá adotar uma política econômica protecionista, taxando as importações de produtos estrangeiros

Da redação - Paulo Henrique Fanaia / Da reportagem local - Gabriela Arantes

Senadora acredita que Trump vai voltar atrás em seu projeto de aumentar tarifas de importação de produtos brasileiros

Foto: Helder Douglas / Leiagora

Para a senadora Margareth Buzetti (PSD), o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump vai voltar atrás no seu projeto econômico protecionista de aumentar as tarifas de importação para produtos estrangeiros, o que, de certa forma, atingiria de maneira direta os produtores brasileiros. De acordo com Buzetti, quando assumir o posto de presidente, Trump verá que o mundo precisa se alimentar.
 
“Se fala muito, mas quando se assume a cadeira, as coisas mudam. Eu espero que ele [Donald Trump] mude porque no final do dia todo mundo tem que comer. Os produtos brasileiros também abastecem os Estados Unidos. Então, ele precisa pensar que é bom ter um bom relacionamento com o Brasil, é bom ter um bom relacionamento com o governo brasileiro”, disse Buzetti na última sexta-feira (17).
 
Desde que foi eleito, Trump tem dado indícios de que irá adotar uma política econômica protecionista, taxando as importações de produtos estrangeiros vindos principalmente da China e da Europa. Além disso, Trump já chegou a afirmar que o Brasil impõe taxas muito altas em produtos que saem dos Estados Unidos, portanto, nada mais justo do que ele fazer o mesmo.
 
Acontece que os Estado Unidos é um dos grandes parceiros comerciais do Brasil, haja vista que o país norte americano importa em grande escala petróleo bruto, aeronaves, café, celulose e carne bovina.
 
Somente em 2024, as exportações brasileiras para os Estados Unidos totalizaram US$ 40,3 bilhões em 2024, pela primeira vez na história comercial entre os dois países. Segundo o Monitor do Comércio Brasil-EUA, publicado trimestralmente pela Amcham Brasil, o volume exportado também atingiu níveis inéditos, com 40,7 milhões de toneladas, um crescimento de 9,9% em relação a 2023.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet