A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), prometeu que fará uma obra para interligar a antiga estação de tratamento de água (ETA) à nova unidade localizada no Cristo Rei, região que tem enfrentado dificuldades na distribuição de água.
“A equipe de engenharia nova do DAE [Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande], que foi formada pelo coronel, estudou uma maneira de interligar a ETA antiga com essa ETA para pegar a água mais limpa, tratar mais rápido para soltar mais. Mas essa obra demora uns 15 dias para ser feita. Mas nós vamos fazer, porque ela vai continuar dando esse problema”, prometeu.
Alguns moradores da região têm reclamado que a água não está chegando às suas torneiras. De acordo com Moretti, os problemas na ETA do Cristo Rei estão relacionados a uma manutenção que deveria ter sido feita em abril de 2024, mas não foi realizada, o que causou o entupimento das membranas responsáveis pelo tratamento da água.
“Ela [ETA] tem uma membrana que é tipo fio e esses fios vão captando sujeira. Quando entope esses fios, todos sujos, eles podem entrar em colapso os reatores, e para (sic) os reatores e os módulos de tratamento. Era para ter tido uma manutenção em abril de 2024 e não teve essa manutenção de limpeza”, explicou Moretti.
Com o entupimento das membranas, a prefeita explicou que a capacidade de operação da ETA do Cristo Rei foi reduzida a 50% e, por alguns dias, a estação funcionou com apenas 35% de sua capacidade.
A manutenção da ETA do Cristo Rei está prevista para começar nesta quinta-feira (24), com a chegada de uma equipe especializada para realizar a limpeza. Por enquanto, um dos módulos opera com capacidade reduzida devido à falta de manutenção.