Cuiabá, terça-feira, 25/03/2025
18:04:30
Dólar: 5,7
Euro: 6,15
informe o texto

Notícias / Política

21/01/2025 às 08:35

NOVA NORMATIVA

Abilio sanciona lei que proíbe danças obcenas em escolas municipais de Cuiabá

O autor da lei defendeu que a sua iniciativa visa combater a erotização infantil e sexualização precoce

Leiagora

Abilio sanciona lei que proíbe danças obcenas em escolas municipais de Cuiabá

Foto: Reprodução

O prefeito Abilio Brunini (PL) sancionou a lei de autoria do vereador Dilemário Alencar (União) que proíbe apresentações de danças com conteúdo considerados obscenos ou de conotação sexual nas escolas públicas de Cuiabá. O parlamentar, que é líder do prefeito na Câmara Municipal, foi recebido na segunda-feira (20) no palácio Alencastro para o ato de sanção.
 
“Há tempos eu vinha trabalhando para que esse tipo de lei vigorasse em nossa cidade. Ela foi aprovada na Câmara no final de 2024, e agora tivemos a alegria de vê-la sancionada. A existência dessa lei foi uma solicitação que recebi de muitas mães e pais. Sem dúvida, foi uma vitória da família cuiabana”, comemorou o vereador.
 
Com a sanção da lei e do ato da sua publicação no Diário Oficial da Gazeta do Município, fica expressamente proibida à realização de danças, no ambiente escolar, cujas coreografias sejam obscenas, pornográficas ou exponham crianças e adolescentes à erotização precoce.
 
“Entendo que não é tolerável que no ambiente escolar exista erotização precoce, ou seja, que gestores escolares incentivem, ensinem ou permitam coreografias com movimentos que possam ter conotação sexual”, explicou Dilemário.
 
O autor da lei defendeu que a sua iniciativa visa combater a erotização infantil e sexualização precoce, que geralmente ocorrem através da prática de exposição prematura de conteúdos, comportamentos e estímulos a crianças e adolescentes que ainda não tem maturidade suficiente para a sua compreensão.
 
A lei também disciplina que as escolas municipais incluam em seus projetos pedagógicos ações para conscientizar alunos e suas famílias sobre a prevenção da erotização infantil. Entre as diretrizes previstas, está a capacitação de professores para lidar com o tema e o incentivo ao envolvimento das famílias no processo de prevenção.
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet