Cuiabá, quarta-feira, 26/03/2025
19:39:42
Dólar: 5,73
Euro: 6,15
informe o texto

Notícias / Política

26/01/2025 às 16:01

JÁ ESTÁ VALENDO

Abilio referenda lei federal que proíbe uso de celulares nas escolas e descarta fazer regulamentação municipal

O liberal afirma que vai seguir a norma, mas não vê a necessidade de enviar uma matéria para o Legislativo Cuiabano

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Vanessa Araujo

Abilio referenda lei federal que proíbe uso de celulares nas escolas e descarta fazer regulamentação municipal

Foto: reprodução

O prefeito Abilio Brunini (PL) descarta enviar projeto para a Câmara de Cuiabá regulamentando a Lei Federal que proíbe o uso de aparelhos celulares nas unidades de ensino. O liberal afirma que vai seguir a norma, mas não vê a necessidade de enviar uma matéria para o Legislativo Cuiabano tratando do assunto, uma vez que a medida já foi imposta a nível federal.

“Não tem necessidade de mandar projeto para Câmara, a Câmara tem papel residual. Aquilo que a legislação federal não fizer, a Câmara pode fazer, mas ele não pode sobrepor a função do governo Federal. Então, já tem a lei, está proibido e pronto”, disse.
O uso de celulares em escolas públicas e privadas está proibido em todo o Brasil após aprovação e sanção de uma lei pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A restrição abrange o uso em salas de aula, intervalos e recreios, mas permite exceções para fins pedagógicos, acessibilidade e saúde.

Antes disso, em dezembro do ano passado, governador Mauro Mendes sancionou, nesta sexta-feira (06), a lei que proíbe o uso de celulares pelos estudantes nas salas de aula da rede estadual.  A medida foi encaminhada pelo gestor estadual à Assembleia Legislativa em setembro, e aprovada pelos deputados.

Com isso, passou a ser proibido o uso de celulares e outros dispositivos eletrônicos com telas em sala de aula nas escolas estaduais de Mato Grosso, exceto para alunos com deficiência ou TEA que necessitem de tais dispositivos para auxílio educacional ou monitoramento de saúde. 

Diante da medida, celulares e eletrônicos devem ficar desligados ou no modo silencioso nas mochilas dos estudantes. Caso descumprida, a ação resultará em advertência, notificação aos pais e encaminhamento à equipe psicossocial, além de outras medidas disciplinares.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet