O deputado estadual Gilberto Cattani (PL) não acredita que a relação comercial do Brasil com os Estados Unidos será prejudicada na gestão do presidente Donald Trump. O liberal, contudo, alerta o governo federal e concorda com o discurso do novo gestor estrangeiro de que, atualmente, o Brasil depende mais dos EUA do que o contrário.
“Quando ele [Trump] cita sanções ou alguma coisa assim, obviamente existe um motivo para isso. É só não dar um motivo que não vai ter sanção. Quando ele fala que nós dependemos mais nos Estados Unidos do que os Estados Unidos precisam de nós, obviamente, na atual conjuntura, sim”, enfatiza dizendo que, apesar de o Brasil ser o maior do mundo em vários aspectos, o país ainda não conseguiu a sua independência em relação aos demais.
“Nós somos o melhor país do mundo, nós somos um país que poderia ser, inclusive, independente do resto do mundo, ninguém tem o que nós temos, nós temos tudo sobrando, nós temos a tabela periódica inteira do nosso país, nós temos estrutura gigantesca, temos maior bioma do mundo, nós temos várias situações que nós somos o maior do mundo. Nós só não somos o maior do que os Estados Unidos, nós dependemos de outras nações justamente pela administração que é feita nos nossos países”, discorreu o liberal na manhã desta quarta-feira (22).
Trump tomou posse como presidente dos Estados Unidos na última segunda-feira (20). Na oportunidade, ele disse que o Brasil e a América Latina precisam "mais dos EUA do que os EUA precisam deles".