O secretário-chefe da Casa Civil, Fabio Garcia, defendeu que seu partido, o União Brasil, deve seguir sua “carreira solo” nas eleições de 2026, sem buscar uma fusão com o Progressistas (PP) e o Republicanos, nem formar uma federação para o pleito. Vale destacar que o União Brasil foi criado em 2022 a partir da fusão entre Democratas (DEM) e Partido Social Liberal (PSL).
Na visão de Fabio, o União Brasil deve se manter como está, pois, com base nos resultados das eleições de 2022, o partido é uma das maiores forças políticas de Mato Grosso e do país.
“A realidade hoje é que nós temos União Brasil como o partido que fez o maior número de prefeituras no estado de Mato Grosso. É o segundo partido que mais administra eleitorado no estado de Mato Grosso, é o partido que tem a maior bancada estadual, é o partido que tem uma grande bancada de federal, o partido do governador. Tem o senador da República. Portanto, no seu conjunto, é a maior força política do estado de Mato Grosso e a gente vai trabalhar para que a gente possa preservar essa força”, declarou o secretário-chefe da Casa Civil.
Embora defenda que o partido mantenha sua estrutura em 2026, o secretário reforçou que ainda há muitas coisas para acontecerem antes que uma decisão sobre fusão ou federação seja tomada.
“Nós trabalhamos com cenário de construir o Partido União Brasil. Eu acredito ainda que existe muita negociação para falar ainda sobre fusão, incorporação, federação entre partidos”, disse.