Faltando mais de um ano e meio para as eleições estaduais, o deputado Lúdio Cabral (PT) já bateu o martelo: vai tentar a reeleição e garantir a sua cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Liderança forte do Partido dos Trabalhadores, Lúdio afirma que não há qualquer tipo de imposição do diretório nacional para que ele tente a vaga de deputado federal ou represente o partido em eventual disputa majoritária.
“A avaliação coletiva, não apenas pessoal, que nós temos sobre o meu posicionamento em 2026 é disputar a reeleição para deputado estadual. Ainda não houve nenhum outro debate em torno disso, até porque esse é um debate que só vai acontecer em 2026. A nossa posição é disputar a reeleição aqui na Assembleia”, diz o deputado.
Durante coletiva com a imprensa na última quarta-feira (22), Lúdio admitiu que o PT em Mato Grosso quer evitar cometer os mesmos erros de 2022, quando não conseguiu montar uma chapa de candidatos fortes de voto para disputar uma vaga na Câmara Federal. Conversas de bastidores apontam que o partido teria a intenção de lançar o nome de Lúdio para disputar como deputado federal, algo que ele nega.
Segundo ele, essa decisão tem como base o fato de que ele pode contribuir muito mais ao partido atuando como deputado estadual.
“Não é uma questão de trocar o certo pelo duvidoso. É de avaliar em que posição eu contribuo mais para o nosso projeto. Então, é mais importante estar em Mato Grosso, em Cuiabá e renovar o nosso mandato na Assembleia, ajudar o partido e o nosso campo a ampliar a representação aqui na Assembleia”, pondera o deputado.
Mas, nas entrelinhas, sabe-se que Lúdio é uma das poucas certezas de voto para que o PT continue contando com uma cadeira na Assembleia.