Uma carreta-tanque carregada de etanol pegou fogo na tarde deste domingo (26), na Avenida Carlos Guiney, no centro de Alto Araguaia (a 421 km de Cuiabá). Um vídeo mostra o incêndio de grande proporção consumindo o veículo.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio começou depois de uma ruptura de uma área do tanque da carreta, que provocou o vazamento de etanol e, consequentemente, o surgimento das chamas.
Por se tratar de um líquido altamente inflamável, o etanol contribuiu para a rápida propagação do incêndio no veículo, aumentando a complexidade e a dificuldade no combate ao fogo. Foram necessárias quase sete horas de trabalho para extinguir as chamas.
A equipe do 1° Núcleo Bombeiro Militar (1º NBM) atuou desde às 9h no combate ao incêndio. Duas viaturas foram mobilizadas para a ocorrência, sendo uma delas equipada com Líquido Gerador de Espuma (LGE), especialmente indicado para conter incêndios desta natureza. Também foi necessário o uso de areia, aplicada para absorver o etanol e evitar que ele se espalhasse, agravando a situação.
Além disso, uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, da cidade de Mineiros, prestou apoio na operação. Essa força-tarefa foi essencial para conter o avanço do incêndio, que apresentava um elevado risco devido à possibilidade de explosão, além da proximidade de edificações e de um depósito de gás nas imediações.
Embora as chamas tenham sido controladas, os bombeiros permanecem no local para realizar o resfriamento do veículo e monitorar o vazamento de etanol, que ainda persiste.
A ocorrência só é considerada encerrada quando não apresentar mais nenhum risco à população. Por isso, o Corpo de Bombeiros Militar reforça a orientação para que os moradores do município respeitem a área de isolamento estabelecida.
CBM-MT