Cuiabá, domingo, 16/03/2025
19:28:36
Dólar: 5,75
Euro: 6,25
informe o texto

Notícias / Geral

28/01/2025 às 11:19

EM CUIABÁ

Defensoria cobra Prefeitura sobre atraso no pagamento do auxílio aos catadores de recicláveis

DPEMT também trabalha por doação de terreno para cooperativa e pelo início da coleta seletiva na capital

Leiagora

Defensoria cobra Prefeitura sobre atraso no pagamento do auxílio aos catadores de recicláveis

Foto: assessoria

A defensora pública Kelly Monteiro solicitou informações ao secretário municipal de governo, Ananias Filho, sobre o atraso no pagamento do auxílio indenizatório, no valor de um salário mínimo, aos catadores de materiais recicláveis da capital. O tema foi pauta de uma reunião realizada na sede das Promotorias Cíveis de Cuiabá (MPMT) nesta segunda-feira (27).

Representantes da Empresa Cuiabana de Limpeza Pública (Limpurb), que também participaram do encontro, reafirmaram que o pagamento da parcela atrasada vai ocorrer ainda em janeiro, assim como as próximas, informando ainda que estão trabalhando para cumprir as obrigações assumidas pelo Município, considerando o decreto do prefeito Abilio Brunini referente ao estado de calamidade financeira.

De acordo com o secretário, a Prefeitura também vai realizar a avaliação técnica para a doação de um terreno à CooperVida, instituição formada por catadores de materiais recicláveis que atuavam no antigo aterro sanitário – conhecido como Lixão.

Com a desativação do Lixão, por não atender recomendações sanitárias, 257 catadores que atuavam no local passaram a receber um auxílio mensal de um salário mínimo da Prefeitura de Cuiabá, em abril de 2023, pelos serviços ambientais prestados, após atuação da Defensoria Pública. Além disso, começaram a fazer cursos e capacitações para aprender sobre o trabalho cooperativo e as normas para atuar futuramente na coleta seletiva, ainda inexistente na capital.

O secretário comunicou ainda que vai renovar o decreto municipal que formou o grupo técnico interinstitucional, formado pela DPEMT, Ministério Público Estadual, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), Prefeitura, entre outros órgãos, responsável por implementar a coleta seletiva de lixo em Cuiabá.

“Vejo como favorável aos catadores os termos tratados na reunião com a equipe de governo, uma vez que o prefeito reafirmou seu compromisso em não regredir em qualquer política pública que traga sustentabilidade e inclusão social aos munícipes e à cidade de Cuiabá”, afirmou Kelly.

A defensora afirmou ainda que vai realizar reuniões com a Prefeitura para alinhar a doação do imóvel visando a construção da sede da CooperVida, além da contratação de cooperativas já existentes para iniciar a coleta seletiva em Cuiabá.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet