Cuiabá, domingo, 16/03/2025
18:56:16
Dólar: 5,75
Euro: 6,25
informe o texto

Notícias / Polícia

28/01/2025 às 09:03

PARAÍSO NATURAL

Prefeitura aumenta fiscalização depois de grupo invadir gruta Lagoa Azul

Um boletim de ocorrência foi registrado contra 13 pessoas; local é interditado para visitação

Eloany Nascimento

Prefeitura aumenta fiscalização depois de grupo invadir gruta Lagoa Azul

Foto: reprodução

A Prefeitura de Nobres (a 122 km de Cuiabá) aumentou a fiscalização no Parque Estadual Lagoa Azul depois de 13 pessoas serem flagradas realizando turismo ilegal na semana passado no paraíso natural. O local está interditado temporariamente para visitação e o grupo foi notificado pela gerência do ponto turístico. 

O caso ocorreu na quinta-feira (23), mas o boletim de ocorrência foi registrado na sexta (24). Segundo a Prefeitura de Nobres, o gerente regional do parque realizou uma fiscalização de rotina e se deparou com a situação de turismo ilegal. 

As pessoas envolvidas foram identificadas e declararam estar realizando turismo no local sob a orientação de dois guias locais. O gerente regional explicou aos visitantes sobre a irregularidade da situação e notificou todos os presentes, incluindo os instrutores.

“Essa ação reflete o aumento da fiscalização na região, que tem como objetivo coibir a frequente visitação irregular à Lagoa Azul”, diz trecho da nota da prefeitura.

Interdição temporária

A Lagoa Azul está interditada temporariamente enquanto o município de Nobres trabalha em conjunto com o Estado de Mato Grosso para implementar as obras do plano de manejo da área. O objetivo é garantir que o local seja reaberto ao público de forma segura e sustentável, evitando qualquer impacto negativo ao meio ambiente.

A Lagoa Azul é um dos principais atrativos naturais da região, conhecida por sua beleza e águas cristalinas. Contudo, a visitação desenfreada e sem controle coloca em risco a preservação do local. Para evitar novas ocorrências, a fiscalização no parque foi reforçada, com agentes monitorando diariamente as áreas mais sensíveis.

“As autoridades locais reforçam o apelo para que moradores e turistas respeitem as restrições de acesso e aguardem a conclusão das obras de manejo. A colaboração de todos é essencial para garantir que a Lagoa Azul continue a ser um patrimônio natural preservado para as futuras gerações”, alertou.

 
Com informações da Prefeitura de Nobres
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet