O secretário de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso, Marcelo de Oliveira, admitiu atraso nas obras do BRT (Bus Rapid Transit) e afirmou que a Sinfra irá analisar um novo cronograma de trabalho apresentado pelo consórcio responsável pela obra. Mesmo assim, o chefe da pasta garante que o prazo máximo de entrega do novo modal é 2026.
“Estamos conversando com o Consórcio e estamos fazendo a análise de projetos e solicitações que foram feitas para ver se aceitamos o novo cronograma que eles estão apresentando. Em cima desse novo cronograma é que nós vamos ver o prazo final de conclusão da obra, mas queremos, é intenção do governo, ter essa obra concluída em 2026”, disse Marcelo de Oliveira nesta terça-feira (28) durante entrevista concedida ao programa Primeira Página.
O descontentamento com as obras do BRT não é nenhuma novidade. Há duas semanas a Sinfra rebateu uma nota do Consórcio Construtor BRT que tentava justificar o atraso das obras. Marcelo de Oliveira afirmou que o consórcio já foi notificado mais de 50 vezes pela Pasta para tratar de questões relacionadas ao andamento dos trabalhos.
Enquanto isso, o Consórcio justificou o atraso nos trabalhos citando conflitos políticos entre o governo estadual e a Prefeitura de Cuiabá como fatores responsáveis pela demora.
“Depois que o conselheiro do TCE, Sérgio Ricardo, deu uma liminar liberando toda a obra na cidade de Cuiabá, nada impede o consórcio de atuar diretamente. Várzea Grande até hoje temos calçadas para terminar, sinalização e drenagem, mas nunca tivemos problemas. Mas toda vez que o Consórcio não cumprir o cronograma, ele será notificado. Foi licitado em Regime Diferenciado de Contratação Integrada, quando tem que fazer projeto e entregar a obra, então temos que apertar o consórcio porque ele veio, participou da licitação, fez proposta, assinou contrato e recebeu a ordem de serviço”, disse o secretário.
O consórcio é liderado pela Nova Engevix Engenharia e Projetos S/A e foi contratado em agosto de 2022 por R$ 468 milhões para realizar as obras do BRT, que substituiu o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) como modal de transporte intermunicipal entre Cuiabá e Várzea Grande. A expectativa é de que o BRT fosse entregue em 2025.
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