Cuiabá, domingo, 23/03/2025
20:03:34
Dólar: 5,73
Euro: 6,23
informe o texto

Notícias / Política

30/01/2025 às 10:23

FECHANDO O CERCO

MT se espelha em Trump e pode classificar as facções criminosas como terrorismo

A ideia surgiu na manhã desta quarta-feira durante entrevista concedida à rádio Jovem Pan Cuiabá

Paulo Henrique Fanaia

MT se espelha em Trump e pode classificar as facções criminosas como terrorismo

Foto: Secom / MT

O governador Mauro Mendes (União) garante que vai acionar a Procuradoria para verificar a possibilidade de elaborar um projeto de lei que passe a classificar as facções criminosas que atuam em Mato Grosso como grupos terroristas.

“A forma com que praticam assassinatos é coisa de terrorista, é absurdo. Se eu tiver esse poder [de classificar como terroristas] eu farei, vou consultar se podemos. Vou pedir pra estudar se podemos declarar que toda facção seja tratada como terroristas”, disse o governador em entrevista à Rádio Jovem Pan na manhã desta quarta-feira (29).

O gestor estadual, inclusive, afirma que está disposto a encampar o projeto mesmo se houver algum impedimento jurídico. “Vou pedir para estudar e vamos fazer e deixa o Supremo Tribunal Federal dizer que é ilegal, porque tudo que fazemos aqui diz que é inconstitucional”, colocou.

A medida tem como base uma decisão do presidente dos Estado Unidos, Donald Trump que ordenou que os cartéis ligados ao tráfico internacional de drogas fossem classificados como organizações terroristas internacionais.

Mendes referendou a atitude do Trump e disse que pode adotar a medida, tendo em vista a guerra travada pelo Estado contra as facções criminosas.

Em novembro de 2024, o governador lançou o programa Tolerância Zero Contra o Crime Organizado como forma de aumentar a repressão às facções criminosas que atuam em Mato Grosso. Dentre tantas medidas como aumento do policiamento e até mesmo troca do comandante geral da Polícia Militar, foi promulgada uma lei que visa endereçar as regras dentro dos presídios estaduais.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet