Cuiabá, quinta-feira, 27/03/2025
20:29:15
Dólar: 5,74
Euro: 6,19
informe o texto

Notícias / Geral

30/01/2025 às 09:32

MEIO AMBIENTE

Balsa ecológica volta a operar e retira cinco toneladas de lixo das margens do rio Cuiabá

Serviço é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, percorrendo aproximadamente sete quilômetros

Leiagora

Balsa ecológica volta a operar e retira cinco toneladas de lixo das margens do rio Cuiabá

Foto: Assessoria

A  Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos – Limpurb retirou cinco toneladas de lixo das margens do rio Cuiabá com a retomada, nesta semana, do serviço da balsa ecológica. O material é proveniente do descarte irregular nas margens. A retomada da balsa foi no último dia 22, depois de regularizada sua situação quanto à lincença expedida pela Marinha do Brasil, que estava vecida.

O serviço é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, percorrendo aproximadamente sete quilômetros. As atividades começam na Marina Goiana, na região da Beira Rio, e seguem até a Ponte Sarita Baracat de Arruda, no bairro Parque Atalaia. Durante o trajeto, são retirados, em média, dois contêineres de lixo diariamente, o equivalente a uma tonelada a menos de carga poluente no leito do rio Cuiabá.

O diretor-geral da Limpurb, Reginaldo Teixeira, destacou a importância dessa ação para a preservação do Rio Cuiabá: "A balsa ecológica é uma iniciativa fundamental para o cuidado com o nosso meio ambiente. A limpeza das margens do rio é uma ação que traz benefícios não apenas para o ecossistema local, mas também para a saúde da nossa população, que depende da qualidade da água e do entorno", pontuou.

Com mais de sete metros de largura e três metros de comprimento, a balsa carrega dois contêineres com capacidade de até 500 litros cada. A equipe que atua na embarcação é composta por um piloto e dois coletores, que estão equipados com EPIs adequados para o trabalho na navegação, além de utilizarem passaguá (cestinha), gancho e trabalho manual.

Durante a viagem, os compartimentos da balsa são preenchidos com garrafas PET, eletrodomésticos, sacolas plásticas, cadeiras, isopor, restos de brinquedos e diversos outros materiais prejudiciais ao meio ambiente.

Após o trajeto, a equipe ensaca o material em sacos de lixo apropriados, e a Locar realiza o transporte adequado até o Aterro Sanitário (CGR / Orizon), garantindo o descarte seguro do material.

A ação visa preservar e recuperar as margens do rio Cuiabá. “Estamos planejando uma grande ação de conscientização ambiental, tanto para o rio Cuiabá, quanto para o rio Coxipó e o córrego do Gambá, com o objetivo de evitar o descarte irregular e promover a preservação desses importantes recursos hídricos", finalizou o secretário.
 
Com assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet