Cuiabá, domingo, 23/03/2025
20:15:40
Dólar: 5,73
Euro: 6,23
informe o texto

Notícias / Política

30/01/2025 às 13:15

EXEMPLO

Goiás usa ação de Faissal como modelo e derruba ICMS da Energia Solar

A medida suspende a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre a energia solar no estado e teve como base a ação proposta pelo parlamentar

Leiagora

Goiás usa ação de Faissal como modelo e derruba ICMS da Energia Solar

Foto: AL-MT

O deputado estadual Faissal Calil (Cidadania) comemorou uma liminar concedida pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), atendendo a um pedido do governo goiano. A medida suspende a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre a energia solar no estado e teve como base a ação proposta pelo parlamentar que conseguiu suspender a tributação em Mato Grosso.

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) promulgou em 2021 uma lei que isenta a cobrança de ICMS sobre a Tarifa de Utilização do Sistema de Distribuição da rede de energia (TUSD) pelos consumidores que utilizem usinas de energia solar até o ano de 2027. O projeto, de autoria de Faissal, beneficia milhares de mato-grossenses que investiram em usinas fotovoltaicas em suas residências e comércios.

A medida serviu de exemplo para outros estados do Brasil, como foi o caso de Goiás, onde os partidos União Brasil e MDB se uniram para entrar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade para revogar a tributação. A medida foi muito comemorada pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), que usou a ação de Faissal como base para a petição.

“O governador Ronaldo Caiado de Goiás anunciou hoje que conseguiu derrubar a cobrança de ICMS sobre a energia solar no estado dele. O fato curioso é que a base do processo que derrubou o imposto lá é a nossa ação que derrubou a taxa do sol em Mato Grosso. Que todos os estados possam usar o nosso modelo para garantir energia mais limpa e barata por todo o Brasil”, afirmou Faissal.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet