Cuiabá, domingo, 23/03/2025
20:37:04
Dólar: 5,72
Euro: 6,2
informe o texto

Notícias / Política

31/01/2025 às 09:41

BALANÇO DE UM MÊS

Extraordinárias movimentam recesso parlamentar na Câmara de Cuiabá

Pelo menos três sessões foram realizadas em janeiro para decisão de pontos emergenciais à sociedade e essenciais ao funcionamento da Casa de Leis

Leiagora

Extraordinárias movimentam recesso parlamentar na Câmara de Cuiabá

Foto: Assessoria

Mesmo em recesso legislativo, os vereadores de Cuiabá da atual legislatura se dedicaram a análise e aprovação de projetos relevantes, a ampliação do diálogo com a sociedade e ao fortalecimento das políticas públicas durante três sessões extraordinárias que ocorreram no primeiro mês do ano. 

A presidente Paula Calil (PL) fez um panorama sobre o inicio dos trabalhos e o retorno das atividades na próxima semana. 

 
“Janeiro foi um mês de muito trabalho aqui na Câmara. Apesar do recesso parlamentar, tivemos três sessões extraordinárias para votar pautas de interesse da população. Além disso, trabalhamos incansavelmente para preparar tudo para o retorno das sessões ordinárias, atendendo a todos com atenção. O ano de 2025 será de muito trabalho aqui nesta Casa de Leis, podem ter certeza, com feitos ainda mais extraordinários", declarou a presidente.

Aprovação de mudanças no Regime Interno

Duas alterações no Regimento Interno da Casa foram aprovadas pelos parlamentares. Uma delas foi a votação híbrida para sessões extraordinárias durante o recesso. A outra foi a criação e o desmembramento de Comissões Permanentes. 

As Comissões passaram de 16 para 23, sendo elas de Transporte e Mobilidade Urbana, Meio Ambiente e Urbanismo, Regularização Fundiária, Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Rural, Esporte e Lazer, Obras Públicas, Direitos dos Animais, Direito dos Idosos e Segurança Pública. 

Sessões Extraordinárias foram realizadas em regime de urgência a pedido do Executivo

Os parlamentares trataram dos Projetos de Lei de parcelamento e pagamento ao Cuiabá-PREV (Fundo Municipal de Previdência Social dos Servidores), e também um acordo de parcelamento ou reparcelamento de dívidas de tributos federais, ambos votados de forma positiva pelos vereadores. 

Outro projeto apresentado foi a criação de um auxílio financeiro de R$ 1 mil para as vítimas das fortes chuvas que atingiram Cuiabá no início do mês. O valor será pago em parcela única para as famílias atingidas. 

Câmara se torna ponto de coleta de doações

Foi criado um ponto de coleta para doações as vítimas das fortes chuvas que assolaram a capital. A população pôde contribuir com roupas, calçados, lençóis, alimentos, entre outros itens básicos. A campanha foi idealizada pela vereadora Katiuscia Manteli (PSB) e abraçada pela Câmara de Cuiabá.

Sala da Mulher

A Sala da Mulher retomou as atividades após passar dois anos inativa. Com o objetivo de acolher e amparar as servidoras e a população cuiabana, a sala vai se tornar um espaço para atender mulheres em situação de vulnerabilidade.

 
Com assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet