Cuiabá, terça-feira, 18/03/2025
10:01:22
Dólar: 5,69
Euro: 6,2
informe o texto

Notícias / Política

31/01/2025 às 15:23

PODE SER DIA 10

Aulas na rede pública municipal não têm data para iniciar em Cuiabá

Conforme o chefe do Executivo municipal, a gestão anterior não fez as devidas manutenções necessárias nas unidades, o que compromete a segurança dos estudantes

Da Redação - Luíza Vieira / Da Reportagem Local - Paulo Henrique Fanaia

Aulas na rede pública municipal não têm data para iniciar em Cuiabá

Foto: Leiagora

O prefeito Abilio Brunini (PL) declarou em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (31) que não há data determinada para o retorno das aulas nas escolas municipais de Cuiabá. A previsão era de que o ano letivo começasse na próxima segunda-feira, todavia, conforme o gestor, a fim de garantir a segurança das crianças, o ideal seria que o início fosse adiado para o dia 10, o que ainda está em avaliação.

“Não é uma decisão ainda, é uma avaliação da possibilidade da gente adiar o início das aulas para o dia 10”, declarou Brunini. No entanto, o gestor afirmou que irá convocar uma reunião emergencial com representantes do Ministério Público Estadual (MPE), Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) e o do Conselho Municipal de Educação para melhor avaliar a situação. 

Conforme o chefe do Executivo municipal, a gestão anterior não fez as devidas manutenções necessárias nas unidades, que estão com forro prejudicado, elétrica comprometida, falta de ar-condicionado e demais problemas estruturais que se intensificaram no período de chuvas que assolaram a Capital. Somados à falta de contratos com profissionais da educação e o desejo de quebra de contrato por parte de empresas que oferecem insumos de limpeza ao município, que alegam falta de pagamento. 

“As escolas estão em situações muito difíceis para o início das aulas, isso se dá em questão de banheiros, telhados caindo, forros, instalações elétricas, ar-condicionado sem funcionar e muitos estragos que as chuvas fizeram. Além disso, a gente não tinha contrato”, citou Brunini.

O prefeito explicou que pretende se reunir ainda nesta sexta com entidades para avaliar o adiamento do início das aulas. Mas deixou claro que se a decisão for tomada, com o prazo de mais uma semana para readequações, a prefeitura conseguirá entregar um melhor ‘primeiro dia de aula’ aos estudantes da rede municipal no dia 10.

“A gente está dobrando a capacidade de reparo e manutenção dessas unidades, não vai ficar 100%, mas será feito o essencial para que as aulas sejam retomadas no dia 10”.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet