Mais de 3 mil peixes ornamentais silvestres foram apreendidos durante uma fiscalização na BR-163, em Sorriso (a 398 km de Cuiabá). Os animais estavam sendo transportados para São Paulo em sacos plásticos e seriam comercializados por dois dólares cada.
A ação ocorreu na noite de 31 de janeiro, período em que ainda estava em Piracema. A “carga” de peixes era transportada por um veículo em aproximadamente 20 sacos grandes. O motorista do veículo foi preso em flagrante.
De acordo com a PRF, o condutor do veículo, que já havia sido preso anteriormente por crime ambiental semelhante, apresentou uma carteira de pescador. No entanto, não possuía nenhum documento que comprovasse a origem legal dos peixes.
O suspeito afirmou que enviaria os peixes para São Paulo por via aérea e receberia cerca de 2 dólares por peixe, o que indica a prática de biopirataria.
Diante dos fatos, o condutor, o veículo e os peixes foram encaminhados à Delegacia de Polícia Judiciária Civil em Sorriso para as devidas providências.
Com assessoria/PRF-MT