Cuiabá, domingo, 16/03/2025
11:39:20
Dólar: 5,75
Euro: 6,25
informe o texto

Notícias / Política

09/02/2025 às 16:00

LEITURA ECONÔMICA

Governador acredita em conciliação entre EUA e China; acordo poderá prejudicar agronegócio brasileiro

Mauro aposta em lado estrategista de Trump para conquistar mercado chinês

Da Redação - Luíza Vieira / Da Reportagem Local - Gabriella Arantes

Governador acredita em conciliação entre EUA e China; acordo poderá prejudicar agronegócio brasileiro

Foto: Christiano Antonucci / Secom-MT

Em meio a um cenário conflituoso, o governador Mauro Mendes (União) aposta na visão estratégica das duas maiores potências mundiais para se acertarem. Para o mandatário, os Estados Unidos da América e a China podem construir relação harmoniosa nos negócios, o que poderá impactar nas exportações de Mato Grosso ao seu principal consumidor asiático. 

“A China, que é a segunda força econômica, depende muito dos Estados Unidos, e os Estados Unidos dependem muito da China. Imaginar que os dois vão brigar, fazer o jogo de ‘perde perde’ para o Brasil ganhar com isso, acho que é uma análise muito equivocada, ao meu ponto de vista”, ponderou Mauro em coletiva de imprensa no ínicio da última semana.

Na sequência, o governador argumentou que Donald Trump inaugura uma nova era nos EUA, mas antes de presidente, o estadunidense é um grande empresário e negociador, que buscará uma relação amistosa com a China.

“No final, eles vão se acertar. E se eles se acertarem, como Trump é um grande negociador, isso pode ser um grande problema para o Brasil e, principalmente, para as exportações do agronegócio, que é feito (sic) para o mercado chinês”.

Ocorre que os Estados Unidos também são grandes produtores e competem indiretamente com Mato Grosso os índices de produção e exportação. Com a possibilidade de um acordo, pode ser que o mercado chinês, que majoritariamente é consumidr de produtos do Brasil, abra-se a novas possibilidades.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet