Lideranças do Comando Vermelho são alvos de uma operação do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) deflagrada na manhã desta quarta-feira (4) na Penitenciária Central do Estado (PCE). Os investigado utilizavam celulares de dentro do presídio para ordenar membros da organização a cometer diversos crimes.
Conforme o Gaeco são cumpridos dois mandados de prisão e busca e apreensão na unidade prisional. Até o momento, não há informações do número de investigados.
As investigações apuraram que lideranças do CV utilizavam celulares para dar ordens de roubos, furtos e homicídios na cidade de Juína (a 733 km de Cuiabá) e região.
O coordenador do Gaeco, promotor de Justiça Adriano Roberto Alves, afirmou que o Ministério Público de Mato Grosso e instituições parceiras da área de segurança pública do estado têm dado a devida resposta ao crime organizado e que as operações serão cada vez mais frequentes para enfraquecer os grupos que agem em Mato Grosso.
“Temos investigações bem adiantadas nesse sentido e vamos incrementar ainda mais as atuações nessas frentes. Mas é essencial que a população denuncie, ainda que de forma anônima, para que o nosso grupo atue em frentes bem maiores”, afirmou Adriano Roberto Alves.
A investigação está sob a coordenação da Promotoria de Justiça de Juína e está sendo executada pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) de Cuiabá, com apoio do Sistema Penitenciário, vinculado à Secretaria de Estado de Justiça.
Com assessoria/MPMT