O desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Guiomar Teodoro Borges, anunciou sua aposentadoria do cargo nesta quarta-feira (5). A saída antecipada abre vaga para indicados pelo quinto constitucional. O favorito ao cargo é o procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz Júnior.
O desembargador foi homenageado por demais magistrados e colegas de trabalho em meio à sessão da Quarta Câmara de Direito Privada.
Guiomar completará 75 anos só em abril, mas antecipou sua aposentadoria compulsória em dois meses. O magistrado, que é oriundo do Ministério Público de Mato Grosso, assumiu como desembargador em janeiro de 2005, por meio de vaga destinada ao quinto constitucional.
“É um momento de gratidão, de agradecimento. A função que exercemos neste tribunal é muito importante, muito bonita e de muita responsabilidade. Procurei no limite das minhas forças trazer ao exercício da profissão produzir o resultado desta preocupação. Sempre procurei me aperfeiçoar, o conhecimento jurídico, mas o conhecimento humano de si mesmo no evoluir de nossa vida nós precisamos a cada dia”, disse o desembargador, que se emocionou ao longo da despedida.
Com a saída de Guiomar, a vaga destinada pelo quinto constitucional fica aberta. Atualmente, o mais cotado para ocupar o cargo é o até esta semana procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz Junior, que deixa o comando do órgão na próxima sexta-feira.