Cuiabá, domingo, 16/03/2025
19:20:00
Dólar: 5,75
Euro: 6,25
informe o texto

Notícias / Judiciário

06/02/2025 às 15:07

REVIRAVOLTA ELEITORAL

TRE derruba anulação e mantém reeleita chapa da prefeita de Barra do Bugres

Decisão do relator cassou a do juiz da 13ª Zona Eleitoral em recurso da gestora e determinou outras providências para julgamento do mérito

Natacha Wogel

TRE derruba anulação e mantém reeleita chapa da prefeita de Barra do Bugres

Foto: Reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) derrubou a decisão judicial que havia cassado o registro de candidatura da chapa da prefeita reeleita em Barra do Bugres (166 km de Cuiabá), Maria Azenilda Pereira (Republicanos), nas eleições de 2024. A decisão é do relator do processo, o juiz-membro Edson Dias Reis, desta quinta-feira (6).

A chapa da prefeita havia sido cassada em decisão da 13ª Zona Eleitoral de Mato Grosso, pelo juiz Arom Olímpio Pereira, que julgou procedente a acusação de compra de voto, argumento apresentado pela chapa concorrente “Renovação com Experiência” (Novo, União, Podemos, PSB e Agir).

De acordo com a petição inicial, o filho de Maria Azenilda, Carlos Luiz Pereira Neto, secretário de Finanças de Barra do Bugres, ofereceu R$ 2 mil em troca do voto de uma eleitora do município. Além disso, Carlos Luiz também se prontificou a reformar o muro da casa da eleitora.
 
A eleitora registrou uma nota em cartório comprovando as mensagens enviadas por Carlos e também o valor recebido de R$ 700. Nas mensagens, a eleitora dizia que não havia recebido o valor combinado e Carlos garantia que iria pagar o valor restante.

No entanto, o juiz relator acatou parcialmente o recurso apresentado pela prefeita, seu vice Arthur José e o filho para anular a sentença. Porém, determinou novo julgamento do mérito.

“DOU PARCIAL PROVIMENTO aos recursos interpostos por Maria Azenilda Pereira e Arthur José Franco Pereira e por Carlos Luiz Pereira Neto, para anular a sentença proferida pelo Juízo da 13ª Zona Eleitoral de Barra do Bugres/MT e determinar o regular processamento da ação e novo julgamento de mérito”, decidiu Edson Reis.

O juiz também determinou providências para dar sequência ao julgamento de mérito, como aguarda a conclusão da perícia no celular da testemunha, além da manifestação de participantes na ação.

Depois das medidas estabelecidas, o magistrado irá encerrar a fase de instrução. “...encerrada a instrução, intimar as partes para apresentar alegações finais no prazo comum de 2 (dois) dias”.

Na eleição municipal, Maria Azenilda e Arthur José, seu vice, foram reeleitos com 8.987 votos (51,88% dos votos válidos). Em segundo lugar ficou Luiz Sansão (Novo), com 8.240 votos (47,57%).
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet