A vereadora por Cuiabá Maysa Leão (Republicanos) classificou como “absurdo” o Conselho Regulatório da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec) ter aprovado o aumento da tarifa de água e esgoto na Capital em 4,45%. A parlamentar garantiu que ela e os demais vereadores irão lutar para tentar derrubar a nova tarifa.
“A Águas Cuiabá causou tanto transtorno para a população cuiabana e ela tem um contrato milionário, onde tem contrapartidas que precisa devolver para a sociedade. Além de não vermos essas contrapartidas acontecendo, a Águas vai lá, recorta a sua rua, fecha a rua, semana que vem ela volta e recorta de novo. Ela precisa primeiro prestar um serviço de qualidade para fazer com que a população tenha confiança no seu trabalho (...) A Arsec não poderia ter agido dessa forma e eu vou acompanhar como é que a gente vai reverter essa situação”, disse a vereadora.
O aumento da tarifa foi aprovado na quarta-feira (5), porém, a autarquia não informou a partir de quando começa a valer, apenas foi informado que o reajuste só pode ser aplicado após um mês da deliberação e publicação.
Em audiência pública agendada para a próxima quarta-feira (12), será apresentado o pedido da concessionária Águas Cuiabá relativos ao reajuste tarifário, bem como o parecer técnico da análise do reajuste elaborado pela Arsec.
Os serviços prestados pela Águas Cuiabá sempre foram pautas de discussões acaloradas na Câmara de Cuiabá. As fiscalizações realizadas pela Arsec também não ficam para trás, tanto é que o próprio prefeito Abilio Brunini (PL) prometeu extinguir a agência reguladora durante a campanha eleitoral em 2024.