O governador Mauro Mendes (União) criticou as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que sugeriu que a população pare de comprar produtos que considere caros para que, com a queda da demanda, os preços diminuam.
O gestor estadual admite que a sugestão do petista tem certa 'razoabilidade', mas frisa que essa medida isolada não tem o poder de reduzir a inflação no país.
“Respeito o presidente como respeitei o presidente anterior, mas eu acredito que é um equívoco. Combater a inflação, demanda uma série de medidas, embora o que ele fala tenha certa razoabilidade. Se você acha caro um produto, você pode até deixar de comprar, mas não é o caminho para combater a inflação, porque dá essa orientação para o cidadão brasileiro, tudo que se achar caro, você não compra, você não paga, daqui a pouco vai ter um monte de gente que não vai pagar imposto porque pagar imposto nesse país é muito caro também”, opinou Mauro na manhã desta sexta-feira (7).
A declaração do governador ocorreu após o presidente Lula orientar a população a parar de comprar produtos que considera caros, na expectativa de que, com a redução da demanda, os preços diminuam.
“Tenho dito que uma das pessoas mais importantes para a gente controlar os preços é o próprio povo. Se você vai num mercado aí em Salvador e você desconfia que tal produto está caro, você não compra. Se todo mundo tivesse a consciência e não comprar aquilo que está caro, quem está vendendo vai ter que baixar para vender, senão vai estragar. Isso é da sabedoria do ser humano. Esse é um processo educacional que nós vamos ter que fazer com o povo brasileiro”, afirmou o petista.