Novato na Câmara de Cuiabá, vereador já pensa em se candidatar a deputado federal
Ranalli colocou seu nome à disposição do partido para o pleito do ano que vem; ele já tem histórico de disputas políticas, mas, agora, que venceu uma, tomou gosto e quer vencer de novo
Mal se sentou na cadeira de vereador por Cuiabá, Rafael Ranalli (PL) já pensa em mudar de cargo, a partir da disputa nas eleições de 2026. De acordo com o liberal, seu sonho sempre foi ser deputado federal e o Partido Liberal está ciente disso.
“Eu estou à disposição como deputado federal, o partido sabe. Ainda mais agora que o Abilioo virou prefeito e Cuiabá precisa de um representante bolsonarista 'raiz' ou de direita que tem esses valores. Já falei para o Ananias Filho [presidente do PL em Mato Grosso] e pro PL que eu estou à disposição. Mas, se entenderem que ajudo mais como deputado estadual, venho também. Mas se entenderem que ajudo pedindo voto, eu peço voto”, disse o vereador durante entrevista de rádio concedida ao Jornal da Cultura nesta terça-feira (11).
Eleito seguindo a “cartilha da moral e dos bons costumes”, Ranalli faz parte da ala mais ideologicamente de direita da Câmara de Cuiabá. Em pouco mais de um mês de mandato, que deve se encerrar legalmente em 2028, o vereador já conseguiu chamar atenção com projetos polêmicos que visam proibir a presença de crianças na Parada do Orgulho LGBTQIA+, isentar a prefeitura de aportar dinheiro em eventos carnavalescos e até mesmo proibir a prefeitura de apoiar eventos com músicas que façam apologia ao crime organizado, algo que nunca aconteceu em Cuiabá, por exemplo.
O parlamentar já tentou se eleger deputado federal nas eleições de 2018, pelo Pros; tentou se eleger vereador por Cuiabá pelo Podemos, em 2020; tentou se eleger deputado estadual pelo PL, em 2022, e, finalmente, conseguiu se eleger vereador em 2024. Agora, ele tomou gosto pela coisa e vai mais uma vez tentar um novo cargo. Antes, de assumir em Cuiabá, teve o gostinho do Legislativo em 2023, quando, como suplente, esteve deputado na vaga de Elizeu Nascimento (PL), que se afastou para tratamento de saúde.
Durante a campanha de 2024, Ranalli chamou a atenção ao mostrar uma arma em pleno evento de campanha, o que lhe rendeu manchetes nacionais e até mesmo uma 'puxada de orelha' do partido. Logo após ser eleito, ele denunciou que vereadores em Cuiabá tinham ligação com o Comando Vermelho, mas logo voltou atrás dizendo que não tinha falado nada daquilo.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.
Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.