A procuradora federal por Mato Grosso Daniella Mendes Daud instaurou um procedimento administrativo para averiguar a ausência de fiscalização nos postos da Polícia Federal localizados em região de fronteira no estado. A medida foi publicada nesta terça-feira (11), no Diário Oficial do Ministério Público Federal.
“Resolve instaurar PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO para verificar a ausência de fiscalização nos postos da Polícia Federal, localizados em região de fronteira no Estado de Mato Grosso, inclusive quanto à previsão de regularização de permanência de policiais no local, escala de serviços, e atos normativos relacionados”, fez constar.
A procuradora se baseou no relato a partir da inspeção do Controle Externo da Atividade Policial no Departamento da Polícia Federal em Foz do Iguaçu (PR), que revelou a descontinuidade da fiscalização nos postos de controle da força policial naquela fronteira, em virtude de restrição orçamentária e de pessoal. O posto em questão está na fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina.
Em razão disso, ela determinou também o procedimento administrativo para apurar a ausência de fiscalização na fronteira de Mato Grosso com a Bolívia.
O procedimento deve ser concluído no prazo de um ano.