O desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e coordenador do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo do Poder Judiciário, Orlando Perri, fez uma denuncia alarmante sobre a prática de tortura a presos por parte de agentes na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá. Conforme o desembargador, as denúncias foram feitas pelos reeducandos e seus familiares.
A declaração foi dada em entrevista ao AgoraPod de domingo (16). Em sua fala, Perri destacou a gravidade da situação e a necessidade urgente de medidas para investigar e responsabilizar os envolvidos.
“Nós temos relatos, isso nós estamos apurando, que está acontecendo torturas na unidade aqui de Cuiabá, a PCE. E nós vamos apurar e vamos fazer a responsabilização daquelas pessoas sobre as quais recaia a custódia desses presos”, declarou.
Confira o podcast:
O desembargador ainda anunciou que tomará medidas rigorosas contra os envolvidos nas práticas abusivas. “Se for verdadeiro esse fato que nós estamos apurando, nós vamos punir com rigor os torturadores”.
O Leiagora entrou em contato com a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) para se manifestar a respeito do assunto. No fim do dia, recebeu a posição informando que o caso não foi formalmente comunicado à pasta, mas que tomará providências.
Veja:
A Secretaria de Estado de Justiça informa que não recebeu formalmente denúncia sobre o fato citado, contudo, toda e qualquer denúncia que chega ao conhecimento do órgão estadual é apurado pela corregedoria da instituição.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.
Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.