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Notícias / Política

07/03/2025 às 14:18

RESCISÃO AMIGÁVEL E RIGOROSA

Consórcio BRT tem 5 meses para finalizar obras na avenida do CPA sob pena de multa de R$ 54 milhões

A medida está prevista na rescisão amigável acertada entre as empresas e o governo do Estado

Leiagora

Consórcio BRT tem 5 meses para finalizar obras na avenida do CPA sob pena de multa de R$ 54 milhões

Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT

Consórcio BRT terá prazo de 150 dias para concluir as obras no trecho entre a entrada do bairro CPA, até próximo ao Crea, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA). A medida está prevista na rescisão amigável acertada entre as empresas e o governo do Estado.

Caso o prazo não seja cumprido, o acordo prevê punições que vai desde proibição de contratar com o Estado por um ano, até a execução de multa no valor de R$ 54 milhões.

Após 30 dias de negociação, o governo do Estado e consórcio BRT chegaram a um acordo sobre a rescisão do contrato para as obras do BRT. Ficou estabelecido que as empresas que compõe o consórcio ficarão responsáveis pelas obras que já foram iniciadas na avenida do CPA, e os demais trechos será feito contratação emergencial de novas empreiteiras.

O acordo foi encaminhado ao Tribunal de Contas do Estado e ao Ministério Público pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, nesta sexta-feira (7). “Esse acordo é importante pois colocamos um fim em uma possível disputa judicial que poderia atrapalhar a conclusão da obra. Trabalhamos sempre com o objetivo de garantir a conclusão do trecho, que já foi iniciado e, com isso, proporcionar a mobilidade no trânsito de toda a região. Agora, podemos avançar na contratação de novas empresas para terminar o BRT”, destacou o governador Mauro Mendes.

De acordo com o documento, o consórcio terá prazo de 150 dias, ou seja, cinco meses para concluir os trabalhos na Avenida do CPA.

Outra questão firmada no acordo se deve aos atrasos nas obras, decorrentes da proibição pela Prefeitura de Cuiabá das empresas fazerem o levantamento topográfico do trecho onde o BRT iria passar. A resistência gerou prejuízo, pois o consórcio já havia mobilizado canteiro de obra, contratação de pessoal, entre outros pontos.

 Na época, em 2023, quando a obra iria começar em Cuiabá, o então prefeito Emanuel Pinheiro dificultou a emissão do alvará para que fosse dado início à construção do modal. Uma batalha jurídica foi travada, até que a justiça e o Tribunal de Contas do Estado concederam a autorização devida.

Houve também a mobilização de canteiro para a obra do BRT nas Avenidas Filinto Muller e Couto Magalhães e a reconstrução do Terminal André Maggi, em Várzea Grande. Essas obras não ocorreram por um pedido dos empresários da região, Câmara de Vereadores e do prefeito da época Kalil Baract.

Para reequilíbrio econômico financeiro necessário por esses motivos, a Sinfra reconheceu o direito do consórcio de receber o valor de R$ 11,4 milhões, cujos prejuízos foram devidamente comprovados. Porém, se o prazo de cinco meses não for cumprido, os valores devidos não serão pagos. O acordo traz, no entanto, a obrigação pelo consórcio de destinar 80% deste valor para pagar os fornecedores locais, que prestaram serviço ao consórcio e não receberam.
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