Os deputados estaduais Júlio Campos e Eduardo Botelho, ambos do União Brasil, declararam que a Assembleia Legislativa tem sido omissa quanto à fiscalização, inclusive em relação às obras para instalação do Ônibus de Transporte Rápido (BRT). Diante disso, os parlamentares elogiaram o Projeto de Resolução n° 92/2025, criando o programa “ALMT Fiscaliza”, que prevê maior suporte aos parlamentares no ato da fiscalizar.
À imprensa, na manhã desta quarta-feira (12), o ex-presidente da Casa de Leis iniciou a crítica: “uma das funções mais importantes da Assembleia é a fiscalização e ela não vem fazendo isso. Então, nós temos que incentivar e dar essas ferramentas aos deputados”, pontuou Botelho.
A iniciativa de autoria da Mesa Diretora visa incentivar "o lado" fiscalizador do Legislativo. Que foi também endossada pelo político de longa data, que sinalizou que os atrasos e problemas nas obras do BRT poderiam ter sido evitados se a Assembleia, em especial a Comissão de Infraestrutura, fosse mais eficazes na fiscalização.
“Assunto BRT, a comissão de Infraestrutura da Assembleia nunca tomou conhecimento, nem fiscalizou. Deu o que deu. Quando explodiu a bomba aí, nós estávamos todo mundo por fora. Eu acho que está na hora realmente dos deputados se conscientizarem da responsabilidade de todas as comissões funcionarem e funcionarem para valer. Não é porque é do governo que não vai fiscalizar o governo”, declarou Júlio.
Vale lembrar que o presidente da comissão na época era Valmir Moretto (Republicanos), que foi reeleito para o cargo neste ano.
Botelho explicou que o projeto “ALMT Fiscaliza” irá atuar em várias pautas e destacou que pretende contar com o apoio de técnicos do TCE, em especial no que diz respeito à fiscalização das obras do BRT.
“Com certeza o BRT é uma delas que nós vamos tentar entrar para entender como é que está a situação dessa obra”.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.
Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.