Cuiabá, domingo, 16/03/2025
13:23:28
Dólar: 5,75
Euro: 6,25
informe o texto

Notícias / Política

13/03/2025 às 17:42

CCJR ALEGA INCONSTITUCIONALIDADE

Câmara rejeita parecer e avança com projeto que proíbe atletas trans em competições femininas em Cuiabá

A CCJR emitiu parecer contrário ao projeto de lei, alegando que ele é inconstitucional, no entanto, os vereadores derrubaram com 14 votos

Leiagora

Câmara rejeita parecer e avança com projeto que proíbe atletas trans em competições femininas em Cuiabá

Foto: assessoria

Por 14 votos a 4, a Câmara de Vereadores de Cuiabá rejeitou o parecer contrário da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), que alegou inconstitucionalidade no Projeto de Lei (PL) 292/2025. A proposta, apresentada pelo vereador Rafael Ranalli (PL), visa proibir a participação de atletas transgêneros em equipes femininas em competições esportivas oficiais na capital mato-grossense. A votação ocorreu durante sessão extraordinária nesta quinta-feira (13).

Leia mais - Ranalli quer proibir atletas trans em competições femininas em Cuiabá; CCJR deu parecer contrário

O projeto de lei defendido por Ranalli estabelece que o sexo biológico será o único critério para definir a organização das equipes quanto ao gênero dos competidores em partidas esportivas oficiais em Cuiabá, impedindo a participação de atletas transgêneros em equipes femininas.

"Quando protocolei este projeto, pensei em proteger as mulheres. A estrutura muscular de um homem é completamente diferente da de uma mulher. Se um indivíduo nasceu homem e se identifica como mulher, tudo bem, mas no esporte terá que abrir mão . Agradeço aos colegas que rejeitaram o parecer da CCJ. Agora vamos trabalhar para que o projeto seja aprovado na Câmara", explicou Ranalli.

O projeto de lei propõe que a federação, entidade ou clube desportivo que descumprir a lei seja multado em R$ 5 mil. Caso o atleta transgênero omita sua condição da entidade de administração do desporto e da entidade de prática desportiva, será considerado doping e banido do esporte.

Para virar lei, o projeto terá de ser aprovado em duas votações e, depois, ser sancionado pelo prefeito.
Da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet