Cuiabá, domingo, 20/04/2025
11:41:03
Dólar: 5,81
Euro: 6,6
informe o texto

Notícias / Polícia

14/03/2025 às 10:16

CENÁRIO MONTADO

Gaeco e Polícia Civil cumprem 58 mandados contra grupo que fraudava licitações através de shows em MT

Foram apreendidos 18 veículos, entre caminhões, reboques e semirreboques; 13 veículos de passeio; 4 embarcações; 2 motos; 3 imóveis; além do bloqueio de valores que somam R$ 2.507.524

Leiagora

Gaeco e Polícia Civil cumprem 58 mandados contra grupo que fraudava licitações através de shows em MT

Foto: assessoria

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em apoio à Polícia Civil de Mato Grosso, deflagrou na manhã desta sexta-feira (14), em Barra do Garças (a 511 km de Cuiabá), a Operação "Cenário Montado". A operação desmantelou um grupo criminoso que usava empresas do setor de produção de eventos e shows para fraudar processos licitatórios em diversas cidades do estado de Mato Grosso.

Durante a operação, 58 ordens judiciais foram expedidas, entre elas mandados de busca e apreensão, sequestro de bens e valores financeiros, além da quebra de sigilo bancário e fiscal. O Gaeco e A Polícia Civil apreenderam 18 veículos, entre caminhões, reboques e semirreboques; 13 veículos de passeio; quatro embarcações; duas motos; três imóveis; além do bloqueio de valores que somam R$ 2.507.524.

De acordo com as investigações, o grupo criminoso criava empresas de fachada ou utilizava "laranjas" para registrar as organizações formalmente. Com esses CNPJs, o grupo participava de licitações públicas, simulando uma competição que, na realidade, não existia. Assim, garantiam que uma das empresas vinculadas ao esquema fosse sempre a vencedora.

As investigações apontaram que essas empresas não possuíam estrutura física, funcionários ou movimentação financeira compatível com os contratos firmados. Os envolvidos podem responder por crimes como: Fraude à Licitação, Lavagem de Capitais, Associação Criminosa e Falsidade Ideológica.
 
O nome “Operação Cenário Montado” reflete a dinâmica do esquema fraudulento, em que empresas de fachada simulavam uma concorrência legítima em licitações públicas.

Da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet