A Polícia Federal, em ação conjunta com o Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e o Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), entre os dias 12 e 13 de março, realizou trabalhos de repressão a crimes ambientais e crimes à ordem econômica na Terra Indígena Sararé em Mato Grosso.
A operação Rondon visou combater a extração ilegal de ouro e a desintrusão de áreas atingidas pelos garimpeiros, além de inutilizar instrumentos e maquinários empregados na atividade de garimpagem ilegal.
Durante as ações foram inutilizados escavadeiras hidráulicas, motores estacionários e diversos equipamentos utilizados para a degradação do meio ambiente.
Além da inutilização de instrumentos do crime, foram ainda apreendidas munições de diversos calibres, anotações, celulares, dentre outros objetos.
A operação busca combater o agravamento da situação nos garimpos da TI Sararé, onde são praticados crimes de usurpação de bem da União, crimes ambientais, porte ilegal de armas, homicídios causados por disputa de território e diversos outros ilícitos.
Com Assessoria