Políticos de Mato Grosso, apoiadores de Jair Bolsonaro (PL), participam de um ato em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro, na manhã deste domingo (16), convocado pelo ex-presidente. A manifestação pede a anistia dos envolvidos nos atos de 8 de janeiro, em Brasília.
Além do ex-presidente, participam do ato o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), o senador Wellington Fagundes (PL), e os deputados federais Coronel Assis (união) e José Medeiros (PL). O secretário-chefe da Casa Civil Fábio Garcia (União), e a primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, também marcam presença.
Por volta das 11h, a manifestação interditava o trecho da avenida Atlântica, entre as ruas Barão de Ipanema e Xavier da Silveira.
O ato é visto como uma tentativa de pressionar o Congresso para que o projeto de anistia seja aprovado na Câmara e no Senado. No carro de som, os manifestantes também pediram a saída do presidente Lula e a volta de Jair Bolsonaro ao poder.
O protesto acontece uma semana antes de o Supremo Tribunal Federal julgar denúncia da Procuradoria-Geral da República que pode tornar Bolsonaro réu.