O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo Oliveira, revelou que as obras de acesso ao Hospital Central de Cuiabá ficarão prontas apenas em dezembro de 2025, ou seja, após a entrega da unidade. Conforme a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), o hospital ficará pronto ainda no primeiro semestre deste ano.
Em meio à audiência pública para tratar dos atrasos nas obras do Ônibus de Transporte Rápido (BRT), na Assembleia Legislativa (ALMT), nesta segunda-feira (17), Oliveira explicou em coletiva de imprensa que a obra total não é feita pela secretaria, que atua apenas nos arredores do local, criando alternativas acessíveis de acesso.
"Ele [hospital] não é minha obra, não é uma obra da Sinfra. Por exemplo, agora a Sinfra está trabalhando nos acessos ao Hospital Central. Porque a gente precisa não só fazer o hospital, mas a gente precisa de acesso", começou a explicar.
“Dia 25 sai a licitação de toda obra que nós programamos para fazer ali. Por exemplo, aquela parte em frente ao fórum, que ela é com duplicação, ela entrou agora nesta licitação, duplicação daquele pedaço, para melhorar a acessibilidade, porque senão você faz um hospital daquele tamanho e aí fica prejudicado por acessibilidade”, completou Oliveira.
O Leiagora entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde para saber se as obras de acesso à unidade poderão impactar em novo prazo de entrega total da unidade. A SES reafirmou o compromisso de que o Hospital Central estará funcionando já neste primeiro semestre.
Hospital Central
Ainda em dezembro do ano passado, a informação era de que a obra já estava 95% concluído e a unidade estava em fase de adequação dos equipamentos.
Vale lembrar que a obra do Hospital Central foi lançada em 1984. O objetivo era proporcionar um atendimento de referência em alta complexidade nas especialidades de traumatologia e ortopedia, além de urgência e emergência de trauma. Contudo, a obra foi paralisada três anos depois, em 1987, e somente retomada em 2020.