Cuiabá, quarta-feira, 30/04/2025
00:20:40
Dólar: 5,62
Euro: 6,39
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

17/03/2025 às 17:59

SITUAÇÃO DELICADA

Cuiabá é 3º lugar no pódio entre as capitais mais endividadas do país, aponta boletim

Prefeitura cuiabana teve também pior posição quanto ao planejamento da disponibilidade de caixa

Luíza Vieira

Cuiabá é 3º lugar no pódio entre as capitais mais endividadas do país, aponta boletim

Foto: Emanoele Daiane

Cuiabá é a terceira capital mais endividada do país, conforme dados do Boletim de Finanças dos Entes Subnacionais que avalia receitas e despesas de prefeituras. A Capital cravou 43,2% no indicador e ficou atrás apenas do Rio de Janeiro, com 54,1%, e Manaus, com 45,1%. A prefeitura cuiabana teve também pior posição quanto ao planejamento sobre disponibilidade de caixa.

A Capacidade de Pagamento (CAPAG) é feita anualmente pelo Ministério da Fazenda, que estipula critérios para cada avaliação e respectivas notas em consideração aos indicadores referentes aos dados de 2024. 

O cálculo por endividamento é feito pela divisão entre Dívida Consolidada e Receita Corrente Líquida (RCL), que tem Cuiabá entre as três piores posições. Isso implica no seguinte: se toda a dívida da Capital fosse paga neste momento, o valor seria correspondente a 43,2% da receita anual do município. 

Situação mais confortável financeiramente enfrenta Boa Vista, capital de Roraima, com 9,54%, Rio Branco, no Acre, que obteve indicador de 12%, e Vitória, no Espírito Santo, com 13,25%. Elas configuram como as capitais com menos dívidas. 

Quanto às notas (A,B,C) que levam em consideração os critérios: endividamento, poupança corrente e índice de liquidez, a capital mato-grossense levou a pior nota, a “C”. Mas já demonstra certo “avanço”, visto que, em 2022 e 2023, não houve nota, pois nesses anos a capital apresentou Capag suspensa “pela falta de esclarecimento acerca de distorções nos seus demonstrativos contábeis e fiscais”.

Outro percentual que deixou Cuiabá mal posicionada foi em relação à Disponibilidade de Caixa Líquida por Despesa Mensal Liquidada Média, em que a capital apresentou disponibilidade negativa de caixa (-2,4), sendo, portanto, incapaz de arcar com despesas, caso sofram um choque negativo de receitas. Com essa marca, a prefeitura cuiabana tem a pior posição do ranking.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • ANA LUZIA TIMO MANFIO 18/03/2025 às 00:00

    31 DE MARÇO TEM QUE PAGAR SERVIDORA.

 
Sitevip Internet