Cuiabá, domingo, 20/04/2025
11:47:54
Dólar: 5,81
Euro: 6,6
informe o texto

Notícias / Política

18/03/2025 às 15:52

FARM SHOW MT

Max Russi promete barrar restrições ao agro: ‘Não vamos aceitar’

O parlamentar destacou o papel da ALMT na proteção do agronegócio e na contestação de medidas que impactam o setor, como a moratória de soja

Leiagora

Max Russi promete barrar restrições ao agro: ‘Não vamos aceitar’

Foto: Assessoria

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi (PSB), reafirmou seu compromisso com os produtores rurais durante a abertura da 9ª edição da Farm Show MT, em Primavera do Leste, nesta segunda-feira (17). O evento, que é uma das maiores feiras de negócios do Centro-Oeste, reúne mais de 400 expositores e participantes de 60 países.
 

Ao lado do governador Mauro Mendes (União) e do presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), Sérgio Ricardo, Russi destacou o papel da ALMT na proteção do agronegócio e na contestação de medidas que impactam o setor, como a moratória da soja.
 

“Não vamos aceitar isso. O que for preciso fazer, seja por meio de legislação ou de outras formas de apoio, os produtores podem contar com o Parlamento estadual”, afirmou Max Russi.
 

ALMT e a contestação da moratória da soja

 

A moratória da soja é um pacto que restringe a compra do grão produzido em áreas desmatadas na Amazônia, firmado entre entidades do setor, ONGs e o governo federal. Em resposta a essa iniciativa, a Assembleia Legislativa aprovou a Lei nº 12.709/2024, que impede a concessão de benefícios fiscais a empresas que aderirem ao acordo.
 

Contudo, o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a validade da lei, alegando preocupação com o desmatamento. A ALMT contestou a decisão e se manifestou na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7.774, que tramita no STF. Em fevereiro, uma comitiva de deputados estaduais esteve em Brasília para debater a questão diretamente com o ministro.
 

Russi reforçou que a legislação aprovada pela Assembleia não trata apenas da moratória da soja, mas estabelece critérios para incentivos fiscais a empresas do agronegócio, garantindo segurança jurídica ao setor.
 

Farm Show MT: negócios e inovação no agronegócio

 

A Farm Show MT é reconhecida como um dos principais eventos do setor agropecuário, reunindo empresas de sementes, defensivos, nutrição, armazenagem, veículos, máquinas, aviação agrícola, irrigação e pecuária, além de instituições financeiras e de segurança no campo.
 

O evento, que segue até 21 de março, já movimentou mais de R$ 1,8 bilhão em negócios e recebeu mais de 50 mil visitantes na edição de 2024. Neste ano, o evento conta com deputados, autoridades e lideranças do agronegócio, reforçando o protagonismo de Mato Grosso no setor.
 

Também participaram da abertura os deputados Gilberto Cattani (PL) e Chico Guarnieri (PRD), além do presidente da Famato, Vilmondes Tomain, que destacou a evolução da feira, de um evento agropecuário para uma grande vitrine de negócios.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet