Cuiabá, domingo, 27/04/2025
08:59:27
Dólar: 5,69
Euro: 6,49
informe o texto

Notícias / Política

22/03/2025 às 14:03

MORTO EM CONFRONTO

Câmara 'estava na lama' quando concedeu moção para membro do CV, afirma vereador

“Gilmarzinho” foi homenageado com aplausos por Jeferson Siqueira (PSD) em fevereiro de 2024

Da redação - Paulo Henrique Fanaia / Do local - Vanessa Araujo

Câmara 'estava na lama' quando concedeu moção para membro do CV, afirma vereador

Foto: Câmara de Cuiabá

Para o vereador e policial federal Rafael Ranalli (PL), o fato de a Câmara de Cuiabá ter concedido uma moção de aplausos para um membro do Comando Vermelho morto durante operação policial nesta quinta (20) mostra a 'lama' em que o Legislativo cuiabano estava envolvido na última legislatura. De acordo com o liberal, não há como o vereador alegar não conhecer seu homenageado, afinal, você apenas apresenta congratulações para uma pessoa conhecida

“Isso mostra a lama que se encontrava essa Casa, porque um faccionado recebendo moção de aplausos e vereador dizendo que não conhecia o passado desse cara?! Você só dá homenagem a quem você admira, considera ou conhece o histórico. Esse Gilmar é figura carimbada do bairro 1º de Março, União. A homenagem foi feita na legislatura passada. Provavelmente nessa não seria aprovado”, disse Ranalli.

Na manhã desta quinta-feira, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) deflagrou a 'Operação Acqua Ilicita' contra um esquema de extorsão, lavagem de dinheiro e organização criminosa que vinha prejudicando comerciantes de água mineral e aumentando os preços para os consumidores. A intenção era enriquecer criminosos que aterrorizam a população em Mato Grosso.

Dois alvos da operação trocaram tiros com a polícia e foram mortos durante o confronto. Um deles foi identificado como Gilmar Machado da Costa, também conhecido como “Gilmarzinho”, que em fevereiro de 2024 foi homenageado com moção de aplausos na Câmara de Cuiabá e recebeu a honraria das mãos do vereador Jeferson Siqueira (PSD).

Gilmarzinho é apontado como um dos líderes do Comando Vermelho que coagia comerciantes de Cuiabá e Várzea Grande, obrigando as distribuidoras a comprarem garrafões de água da facção criminosa.

Policial e defensor das forças de segurança, Ranalli diz que essa moção concedida por Jeferson contrasta com as suas homenagens que já foram alvos de polêmica por congratular policiais e civis que já assassinaram supostos criminosos em Cuiabá.

“Tem meio de comunicação que me critica porque eu já ofereci 42 moções de aplausos para policiais e cidadãos que já mataram vagabundos em ação delituosa. Hoje, nós temos um cuidado porque as moções são colocadas num pacote junto com indicações para serem votadas. Às vezes, a Casa não analisa, mas o cara que fez a indicação tem que conhecer o homenageado”, finaliza Ranalli.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet