Com a proximidade do vencimento do IPVA 2025, a Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT) reforça o alerta aos contribuintes sobre golpes envolvendo boletos falsos, sites fraudulentos e mensagens enganosas enviadas por WhatsApp, SMS e e-mail.
O secretário-adjunto de Tecnologia e Inovação Fazendária, Kleber Santos, explica que os golpistas criam páginas falsas e enviam mensagens com links suspeitos e promessas de descontos inconsistentes para desviar o valor pago do imposto.
“A Sefaz não envia boletos por WhatsApp, e-mail ou SMS e não solicita informações pessoais ou bancárias. O pagamento deve ser feito apenas pelos canais oficiais”, alerta.
A recomendação é nunca buscar por links do IPVA em sites de pesquisa como Google, Yahoo ou Bing. Golpistas costumam usar anúncios pagos para posicionar sites falsos nos primeiros resultados.
“É fundamental digitar o endereço direto na barra do navegador e conferir se o nome do beneficiário no boleto é 'Estado de Mato Grosso'. Qualquer divergência é sinal de golpe e a transação deve ser cancelada imediatamente”, orienta Kleber.
O que fazer em caso de golpe
Se o contribuinte cair em um golpe, deve registrar um Boletim de Ocorrência na Delegacia Virtual ou em uma unidade da Polícia Civil, e comunicar a ouvidoria da Sefaz.
“O pagamento feito em boleto falso não quita o débito com o Estado. A vítima precisará pagar novamente, por isso, é essencial buscar os canais corretos desde o início”, finaliza o secretário-adjunto.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.
Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.